surto de covid-19

Pelo menos 30 funcionários contaminados em frigorífico de Santa Maria são de São Sepé

18.297

Pelo menos 30 funcionários do Frigorífico Silva, que passa por uma situação de surto de Covid-19 em Santa Maria, são moradores da cidade de São Sepé. Por conta disso, o município saltou de 10 para 35 casos ativos em uma semana, totalizando 103 casos confirmados (entre óbitos e recuperados), de acordo com a atualização do boletim feita nesta terça-feira. 

Hospital Regional de Santa Maria abre mais cinco leitos de UTI

Segundo a prefeitura, os funcionários moram na cidade e no Distrito de Vila Block, e se deslocam diariamente para trabalhar no frigorífico. Atualmente, todos estão afastados, cumprindo isolamento domiciliar, e um deles está hospitalizado no no Hospital Santo Antônio em leito Covid (clínico). 

A situação fez com que a procuradoria jurídica da prefeitura enviasse ofício ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para solicitar intervenções e informações detalhadas sobre o número exato de funcionários do município que trabalham no frigorífico. Nesta quarta-feira, as equipes especializadas devem intensificar os protocolos de monitoramento e testagem. 

SETORES FECHADOS
A prefeitura de Santa Maria informou nesta terça que os setores de abate e de desossa do Frigorífico Silva estão fechados temporariamente, até que os resultados dos exames feitos nos funcionários das áreas sejam conhecidos. 

Estado propõe que Ensino Infantil retome aulas presenciais na próxima terça

O fechamento ocorre após a confirmação, na segunda-feira, de que 44 funcionários testaram positivo para Covid-19 depois de uma testagem coletiva realizada na última quinta-feira. Segundo a prefeitura, a medida de fechamento dos setores ocorre por questão de segurança. No total, 100 empregados estão afastados devido à contaminação por Covid-19 (incluindo os 44 positivados). Por conta disso, a Vigilância em Saúde testou mais 230 funcionários entre segunda e terça-feira. Os resultados devem sair nos próximos dias. A empresa também fará testagens, por meio de laboratório particular. 

Enquanto os resultados não saem, os funcionários destes dois setores foram afastados e, conforme o Ministério Público do Trabalho (MPT), voltarão ao serviço aqueles com testes negativos. Os demais cumprirão isolamento domiciliar de 14 dias e farão novo teste antes do retorno. 

A prefeitura informou ainda que os familiares dos funcionários que testaram positivo também serão testados e monitorados, conforme preconizam os protocolos do Ministério da Saúde. 

O Diário procurou, novamente, a direção do frigorífico nesta terça-feira, mas a empresa preferiu não comentar sobre o caso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil tem mais 1,2 mil mortes e 42,6 mil novos casos de Covid-19 Anterior

Brasil tem mais 1,2 mil mortes e 42,6 mil novos casos de Covid-19

Próximo

Veja a média móvel de casos de Covid-19 em Santa Maria

Saúde