pandemia

Pelo 12º dia consecutivo, Santa Maria registra mortes por Covid-19

18.355

Pelo 12º consecutivo, a prefeitura confirma pelo menos uma morte por Covid-19 no município. No boletim epidemiológico divulgado na noite de quinta-feira, foram confirmadas mais quatro óbitos em decorrência do coronavírus. O município registrou ainda mais 185 casos de contaminação. Agora, o total de mortes é de 325 - só em março, já são 67, recorde absoluto mensal. O número de casos confirmados subiu para 21.994. A quinzena de 1º a 15 de março é a que mais registrou casos em toda a pandemia - foram 2.279 em cerca de duas semanas, conforme o Observatório de Informações em Saúde da UFSM.

PERFIL DAS VÍTIMAS

Duas das mortes aconteceram na quinta-feira. Uma das vítimas é um homem, de 73 anos, sem comorbidades. Ele testou positivo no dia 5 de março e deu entrada na UTI do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo no dia 15. Já a outra vítima, um homem, de 64 anos, morreu na UPA 24h. Ele foi internado na quinta-feira, mas não resistiu. O teste positivo foi confirmado ainda no dia 3 de março.

Idosos a partir dos 74 anos podem tomar vacina neste sábado

Uma idosa centenária também foi vítima da Covid-19. A idosa, de 100 anos, morreu no último dia 11, no Centro de Atendimentos e Diagnósticos (CAD). Ela tinha doença neurológica crônica e testou positivo par a Covid-19 no dia 9 de março. Conforme o Observatório de Informações em Saúde da UFSM, a pandemia já vitimou três pessoas acima de 100 anos na cidade.

A outra vítima morreu na última quarta-feira, no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde foi internado no dia 13. Trata-se de uma mulher, de 73 anos, com registro de doença cardiovascular crônica, pneumopatia crônica, asma, diabete, hipertensão arterial sistêmica e obesidade.

RECUPERADOS

Conforme a prefeitura, foram registrados 14 pessoas recuperadas no último boletim. O total é de 16.564, o que representa 75,4%. Isso representa que ainda há 5.105 pessoas com o vírus ativo, se usado o cálculo para obter o valor, que é feito ao subtrair o número de mortos e curados do total de casos confirmados. Entretanto, na plataforma municipal, a informação diverge, e o número de casos ativos é de 942. A diferença é justificada pelo Executivo em função das dificuldades no registro do número de recuperados, o que causa um atraso na atualização. Ou seja, o número de casos recuperados que consta no boletim está desatualizado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Assembleia repassa R$ 5 milhões a 55 pronto atendimentos que recebem pacientes de Covid

RS registra 298 mortes por Covid-19 em 24 horas Próximo

RS registra 298 mortes por Covid-19 em 24 horas

Saúde