vacinação contra covid-19

Municípios da região avançam imunização de reforço para a população adulta em geral

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Renan Mattos (Arquivo)/

Desde o dia 16 de novembro, o Ministério da Saúde autorizou a aplicação de doses de reforço das vacinas contra a Covid-19 à toda a população adulta do país. Porém, poucos municípios da Região Central efetivamente iniciaram a aplicação para além dos grupos prioritários.

A liberação da dose de reforço para toda a população adulta foi decidida com base em estudos científicos realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Universidade de Oxford encomendados pelo próprio Ministério.

Em Santa Maria, a aplicação de vacinas de dose de reforço segue apenas para o grupo prioritário, como idosos e profissionais da saúde. O município também busca ampliar o número de adesões às ações de segunda dose. Neste sábado, serão distribuídas segundas doses da vacina Pfizer para pessoas que fizeram a primeira dose até o dia 9 de outubro e primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais. Atualmente, são mais de 5,7 mil pessoas em atraso vacinal, isto é, que não completaram a imunização com a segunda aplicação.

Após cancelamento de abertura do Viva o Natal, espetáculo é transferido para esta sexta

Veja a situação da aplicação das doses de reforço da vacina em municípios da região:

AGUDO

No município de Agudo, o reforço vacinal está disponível para a população geral com 18 anos ou mais, que tenham tomado a segunda dose até o dia 4 de julho. Também para imunossuprimidos com 18 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose até o dia 6 de novembro.

CAÇAPAVA DO SUL

Desde a última quinta-feira, as doses de reforço atendem a população de 50 anos ou mais. A aplicação também segue para imunossuprimidos que tenham feito a segunda dose com até 28 dias de intervalo e profissionais de saúde que tenham feito a segunda dose a pelo menos cinco meses. 

CRUZ ALTA

No município, desde a última terça-feira, a dose de reforço está disponível para aplicação em maiores de 18 anos, desde que tenham sido vacinados com a segunda dose até 5 de julho. 

A orientação do município de Cruz Alta para pessoas vacinadas com a Janssen é de que devem aguardar o posicionamento técnico do Ministério da Saúde quanto à dose de reforço.

'Estavam dentro da validade', afirma funcionário de empresa que fazia a recarga dos extintores

FAXINAL DO SOTURNO

A dose de reforço em Faxinal do Soturno segue disponível para idosos, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos cinco meses. Assim como imunossuprimidos que tenham tomado a segunda dose há 30 dias ou mais.

RESTINGA SÊCA

Em Restinga Sêca, a aplicação da dose de reforço está sendo realizada apenas para o grupo prioritário de idosos acima de 60 anos, desde que tenham tomado a segunda dose há cinco meses ou mais.

SANTIAGO

No município, a partir deste sábado, a distribuição de doses de reforço será disponibilizada para atender o público maior de 30 anos de idade, respeitando o intervalo de cinco meses desde a última aplicação da vacina.

SÃO GABRIEL

Em São Gabriel, a dose de reforço está sendo aplicada para pessoas acima de 18 anos. No município, a orientação é de que tenham tomado a segunda dose até o dia 3 de julho.

Segundo dia de júri da Kiss tem divergências técnicas e interferências no depoimento de testemunhas

SÃO SEPÉ 

A Secretaria da Saúde de São Sepé disponibilizou a dose de reforço da vacina para pessoas com qualquer tipo de comorbidade, desde que respeitem o intervalo de cinco meses da segunda aplicação.

TUPANCIRETÃ

Na cidade de Tupanciretã, aplicação da terceira dose continua para grupos prioritários, como para idosos que tenham tomado a segunda dose até o dia 2 de julho, imunossuprimidos com segunda dose até o dia 4 de novembro, e profissionais da saúde com segunda dose até o dia 2 de julho.

*Colaborou Eduarda Nenê da Costa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pela primeira vez, biodigestor é inaugurado no Estado, no Hospital São Francisco

Inscrições para o projeto Pró-Saúde abrem nesta quarta-feira Próximo

Inscrições para o projeto Pró-Saúde abrem nesta quarta-feira

Saúde