insumos

Ministério tem reuniões com indústrias para garantir kit intubação

18.396

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Rovena Rosa (Agência Brasi)/

Com os estoques de kits intubação das secretarias municipais de saúde em níveis críticos, o governo federal realizará reuniões na segunda e terça-feira com representantes das indústrias de medicamentos "para alerta e pedido de auxílio efetivo".

Profissionais liberais da saúde receberão 2ª dose da vacina nesta terça-feira

- O governo federal, atento e preocupado com a situação do avanço dos casos de covid-19 no país, tem atuado em diversas frentes, incansavelmente, para garantir a assistência necessária a todos os estados e municípios - informa nota divulgada nesta segunda, em Brasília, pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Especial de Comunicação.

Nova remessa de vacina deve chegar a Santa Maria nesta terça-feira

Acrescenta que medicamentos do chamado kit intubação (IOT), cuja aquisição é de responsabilidade dos estados, Distrito Federal e municípios, estão sendo monitorados pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS), semanalmente, desde setembro de 2020. Informações sobre a disponibilidade em todo território nacional e da indústria e de distribuidores estão sendo enviadas para que os estados possam realizar a requisição.

Hospital de Caridade e Regional começam semana com UTIs lotadas

O ministério destaca que, no último fim de semana, foram realizadas reuniões de avaliação dos números de cada estado.

Entre as estratégias enumeradas para evitar o desabastecimento, foram elencadas a requisição dos estoques excedentes das indústrias (não comprometidos em contratos anteriores); aquisições internacionais (via Organização Panamericana de Saúde - OPAS ); e incremento da requisição de informações para harmonização de estoques e distribuição, além de pregões eletrônicos nacionais, possibilitando a adesão dos estados.

No domingo, em reunião virtual com gestores municipais, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul afirmou que enviará um documento conjunto ao Ministério da Saúde pedindo medidas urgentes para medicamentos de pacientes graves com Covid-19 internados. 

- Precisamos de uma atitude mais rápida, mais ágil do ministério para atendermos hospitais e pronto atendimentos - afirmou a secretária Arita Bergmann.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Primeiras vacinas do consórcio Covax serão entregues nesta semana aos Estados Anterior

Primeiras vacinas do consórcio Covax serão entregues nesta semana aos Estados

Próximo

Profissionais liberais da saúde receberão 2ª dose da vacina nesta terça-feira

Saúde