Caso Bianca

Menina que chegou a ter a morte atestada ao nascer fará cirurgia nesta terça-feira


Foto: Charles Guerra (Diário)/

A menina Bianca Vitória Silbershlach Cézar, de 1 ano e 7 meses, que está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre, fará uma cirurgia no coração nesta terça-feira. O bebê, que chegou a ser considerada morta após o nascimento, estava internada desde o dia 8 de agosto na Unidade Pediátrica do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), mas foi transferida para a Capital na última sexta-feira, através de uma liminar judicial.  

Santa Maria atinge 100% da meta de vacinação contra o sarampo e a poliomielite

A cirurgia é considerada pelos médicos de alto risco e está marcada para as 10h. Segundo a mãe da criança, o procedimento é para tratar uma endocardite - doença infecciosa no coração, e consiste na retirada de trombo vegetação em veia cava superior (formada quando uma bactéria se aloja em uma das válvulas cardíacas), que é a causa da infecção.

UBS Ruben Noal terá serviços realocados por causa de reforma

- Vão abrir o peito dela, o coração. Também vão retirar o cateter que ela tem no coração, na mesma cirurgia. Ela precisa desta cirurgia para tratar a infecção - explica Tieli Martins, mãe de Bianca.

Além do procedimento para retirada da vegetação, os médicos farão a retirada de um cateter na mesma cirurgia. Após o procedimento, o bebê vai precisar ficar ligada a um dispositivo chamado de Derivação Ventricular Externa (DVE), usado no tratamento de hidrocefalia e para aliviar a pressão intracraniana.

- Tudo pode acontecer, nos explicaram todos os riscos, inclusive, o risco de vir a óbito. O coração vai ficar parado durante a cirurgia, mas a infecção é bem grave. A gente tem bastante fé - relatou Tieli.

Desde que nasceu, em fevereiro de 2017, Bianca já precisou passar por 9 internações e 24 procedimentos cirúrgicos variados. A família de Bianca já ingressou na Justiça com uma ação de reparação por danos morais contra o Husm. O caso também é acompanhado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal e foi registrado na Polícia Civil.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bebê que chegou a ter a morte atestada ao nascer se recupera da sua 25ª cirurgia Anterior

Bebê que chegou a ter a morte atestada ao nascer se recupera da sua 25ª cirurgia

Santa Maria atinge 100% da meta de vacinação contra o sarampo e a poliomielite Próximo

Santa Maria atinge 100% da meta de vacinação contra o sarampo e a poliomielite

Saúde