pandemia

Infectologista Luana Araújo vai comandar Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19

18.396

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcello Casal Jr. (Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na manhã desta quarta-feira, a médica infectologista Luana Araújo como titular da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, criada na gestão dele para centralizar as ações de combate à pandemia. Ela é formada pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em epidemiologia na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Santa Maria ultrapassa as 600 mortes associadas à Covid-19

Em breve discurso, Araújo se solidarizou com as vítimas e familiares da Covid-19 e prometeu trabalhar com evidências científicas. Ela disse ter atuado na linha de frente do combate à doença, ressaltou sua formação na Universidade Johns Hopkins e vocação para "trabalhar com preparo e resposta dos sistemas de saúde ao redor do mundo em relação a pandemias".

- Essa é minha vocação natural e fico muito feliz que se alinhe aos objetivos traçados para essa secretaria: trabalho duro, pautado na tecnicidade, nas evidências científicas, buscando sempre soluções eficientes e adaptadas a nossas vulnerabilidades socioeconômicas, de modo a oferecer o que há de mais atualizado e adequado à nossa realidade - afirmou a médica.

A SECRETARIA

O decreto com a criação do órgão foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite de segunda-feira (10), e ele ficará vinculado ao Ministério da Saúde e vai exercer a função de representante da pasta na coordenação das medidas a serem executadas durante a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência da pandemia de covid-19. De acordo com nota encaminhada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, caberá ao órgão "propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à covid-19, em articulação com os gestores estaduais, municipais e o Distrito Federal, bem como de definir e coordenar as ações do Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Até sábado, Santa Maria terá mais três ações de vacinação contra a Covid-19

Próximo

Butantan entrega mais 1 milhão de doses de vacinas contra Covid-19

Saúde