saúde

Husm suspende atendimento às gestantes de baixo risco devido à superlotação

Foto: Charles Guerra (arquivo/ Diário)

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) anunciou, na tarde desta quinta-feira, o fechamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e do Centro Obstétrico (CO) por causa da superlotação. De acordo com o comunicado oficial do hospital, estão suspensos os atendimentos às gestantes de baixo risco até que a situação normalize. 

Posto de saúde que funcionou em ginásio vai ser reinaugurado em Santa Maria

Conforme o documento, há 16 pacientes internadas na UTI Neonatal, sendo que a unidade tem capacidade para 10. Da mesma forma, o Centro Obstétrico também tem 16 internações (com capacidade para 9) sendo que pelo menos seis bebês das gestantes internadas precisarão do suporte da UTI Neonatal em breve. 

Santa Maria tem 47 focos do mosquito Aedes aegypti em 19 bairros. Veja os locais

Diante do quadro, a superintendência do Husm informa que só serão atendidas gestantes de alto risco referenciadas (encaminhadas por outra unidade de saúde). A instituição informa, ainda, que não receberá nenhum recém-nascido até que a situação estabilize. 

PROBLEMA RECORRENTE
No dia 28 de setembro o Husm já havia restringido o atendimento às gestantes devido à superlotação dos mesmos locais. Na época, as visitas da UTI também foram suspensas (foto), e o hospital chegou a solicitar uma visita técnica do Conselho Regional de Medicina para avaliar a situação, pois vinha atendendo além da capacidade viável para segurança do paciente e da equipe. 

O Husm, no entanto, segue fazendo partos. Nos casos de alto risco, o hospital deverá encaminhar a gestante para o serviço de regulação do Estado, que definirá uma UTI Neonatal para a internação. Como não há outra unidade neonatal em Santa Maria, as gestantes terão de entrar na fila da Central de Leitos do Estado para ser levadas para outro município onde houver vaga.

CASA DE SAÚDE
O Ministério Público ingressou com uma ação judicial cobrando que o Estado revise o repasse mensal com a Casa de Saúde de Santa Maria. O aumento no valor viabilizaria, conforme o MP, a contratação de mais médicos pediatras para que a instituição possa aumentar o número de partos e, assim, ajudasse a desafogar a superlotação da Casa de Saúde. Atualmente, apenas um pediatra atende na maternidade da Casa de Saúde de Santa Maria. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Farmácia municipal vai mudar de endereço na próxima semana Anterior

Farmácia municipal vai mudar de endereço na próxima semana

Posto de saúde que funcionou em ginásio vai ser reinaugurado em Santa Maria Próximo

Posto de saúde que funcionou em ginásio vai ser reinaugurado em Santa Maria

Saúde