saúde

Posto de saúde que funcionou em ginásio vai ser reinaugurado em Santa Maria

Da redação

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Depois de três anos e meio, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Floriano Rocha, na região oeste de Santa Maria, irá reabrir as portas de sua sede neste sábado. A obra da UBS, localizada na Rua Benjamin Ávila, na Cohab Santa Marta, Bairro Juscelino Kubitschek, foi entregue seis meses após o início da reforma, antes mesmo do prazo inicial estabelecido, que era de sete meses.

O prédio foi desocupado em junho de 2015. Na época, a unidade precisava de reparos nas redes elétrica e hidráulica, na cobertura e nas paredes. A reforma do prédio até começou, mas a empresa faliu, e o serviço não foi concluído. Com o posto fechado, os serviços de saúde eram feitos, até agora, no ginásio cedido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Maria (Apae), de forma improvisada, com salas de vacina, esterilização, enfermagem, nutrição e de consulta.

VÍDEO: após furtos, prefeitura reforça segurança nas obras da UBS Floriano Rocha

Em função da mudança, a unidade está fechada desde ontem. Os atendimentos voltam ao normal a partir de segunda-feira, já na sede nova. A tão aguardada obra só foi possível graças a uma parceria do Executivo com a Universidade Franciscana (UFN). Em junho deste ano, a prefeitura assinou um termo de colaboração com a instituição para viabilizar a reforma, com um custo total estimado em R$ 964.940,30.

Além das melhorias estruturais, o acordo também prevê a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão na unidade de saúde.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Husm suspende atendimento às gestantes de baixo risco devido à superlotação Anterior

Husm suspende atendimento às gestantes de baixo risco devido à superlotação

93 municípios gaúchos estão em situação de alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya Próximo

93 municípios gaúchos estão em situação de alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya

Saúde