covid-19

FOTOS + VÍDEO: vacinação de idosos é retomada com pessoas acima de 80 anos em Santa Maria

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Matéria atualizada em 1º de março de 2021 às 16h19min


O pátio da subprefeitura do distrito de Santo Antão, ao lado da Estratégia Saúde da Família (ESF) da localidade foi mais do que uma "sala de recepção". O sol, sem a companhia de nuvens, cobria a todos que estavam lá, mas não era problema para os idosos que receberiam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A retomada da campanha para os vovôs e vovós também aumentou a faixa etária. Agora, além dos moradores do interior, recebem a vacina já quem tem 80 anos ou mais.

A maioria dos idosos que aguardava em Santo Antão comentava sobre o período de pandemia em que eles estiveram resguardados na prevenção do contágio. A ida até o local de aplicação serviu até de reencontro. Na porta de entrada, por exemplo, enquanto um senhor aguardava e outro chegava, os cumprimentos seguidos de "quanto tempo!" e uma corneta de futebol eram alguns dos assuntos.

O distrito recebeu 100 doses para aplicação na subprefeitura. Outras 100 foram para o salão paroquial do distrito. Além de Santo Antão, as localidades de Arroio do Só e Pains também têm vacinação nesta segunda, cada uma com 100 doses. Não havia grande fila ou transtornos no local, e a equipe de aplicadoras dava conta da demanda sem problemas.

O primeiro vacinado da manhã foi o aposentado João Antônio de Castro, 86 anos. De poucas palavras, ele não precisou dizer muito para contar que a vacina lhe dá tranquilidade. E espera, agora, ver amigos que não via há tempos.

- Estou feliz. Se Deus quiser, vai dar (para ver amigos). Sempre prevenido - disse.

Acordo permite férias coletivas para funcionários de empresas que não podem abrir

Beda Hildegard Tavares, 80 anos, esperou a aplicação no carro. Ela foi até a subprefeitura na carona do filho. A idosa ficou contente com a primeira dose, mas torce e cobra que a vacinação seja universal.

- Bastante tempo (de espera). Graças a Deus que veio, né? Tomara que venha para todo mundo poder se vacinar, que é difícil. Tenho ficado dentro de casa e me cuidado, procurando não contaminar ninguém - reforça sobre os cuidados de prevenção.

Já Aury de Oliveira Borin mal chegou no local e já contava para a equipe de aplicadores que "esteve bem próxima do vírus". Seu neto contraiu o coronavírus e teve que ficar isolado dentro da própria casa em que mora. Felizmente, ela não foi infectada.

- Ele (meu neto) saía do quarto para almoçar, jantar, tomar café... mas eu não chegava perto dele, botava a máscara e ia para o meu quarto - relata.

Ela que incentivar que outras pessoas se vacinem. A argumentação é simples e direta:

- Não dói. É só um "piquezinho". 

Escolas que esperavam retomar aulas presenciais precisam voltar ao ensino remoto

Lídio Dalla Possa, 81 anos, também fica na bronca com quem é anti-vacina. Para ele, a população precisa respeitar o momento que vivemos.

- É evidente que todo mundo tem que se vacinar. Tem que ter mais respeito. Não fazer aglomeração. Não adianta falar, mas o povo não compreende. Está morrendo gente, não tem mais leito - lamenta.

Ao todo, 48 idosos foram vacinados em Santo Antão. Em Arroio do Só, foram 21 idosos. No distrito de Pains, 70. 

Na terça-feira, mais idosos serão vacinados. Desta vez, na sede do município. São 2.900 doses em pontos diferentes. Para quem quiser ir de carro, o drive-thru começa, na Basília da Medianeira e no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), às 8h e vai até o meio-dia. Para os pedestres, a vacinação ocorre na Praça Saldanha Marinho, na UBS Wilson Paulo Noal (no Bairro Camobi), no Centro Comunitário (no Bairro Tancredo Neves) e no Centro de Convivência 21 de abril (no Bairro Itararé).

VACINAÇÃO NA TERÇA-FEIRA

Drive-thru, das 8h ao meio-dia:

  • Basílica da Medianeira (800 doses)
  • Campus da UFSM em Camobi (300 doses)

Para pedestres, das 8h ao meio-dia:

  • Praça Saldanha Marinho (800 doses)
  • UBS Wilson Paulo Noal, bairro Camobi (300 doses)
  • Centro Comunitário, no bairro Tancredo Neves (400 doses)
  • Centro de Convivência 21 de Abril, no bairro Itararé (300 doses)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fevereiro bate recorde de mortes por Covid-19 em Santa Maria Anterior

Fevereiro bate recorde de mortes por Covid-19 em Santa Maria

Atendimento estendido em UBS e apoio do Exército são debatidos em reunião do Estado Próximo

Atendimento estendido em UBS e apoio do Exército são debatidos em reunião do Estado

Saúde