Profissionais de Santa Maria participam de capacitação sobre contraceptivo Implanon; método é disponibilizado pelo SUS

Profissionais de Santa Maria participam de capacitação sobre contraceptivo Implanon; método é disponibilizado pelo SUS

Fotos: Divulgação

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou, no último sábado (24), uma capacitação de profissionais da rede municipal de saúde para o uso do implante contraceptivo Implanon na Atenção Primária à Saúde. Em Santa Maria, o método passou a ser ofertado em março de 2025. Desde então, 140 dispositivos foram colocados ao longo do ano passado. A ampliação da oferta ocorre de forma gradual, conforme novos profissionais são capacitados.

O Implanon é um método contraceptivo de longa duração, composto por um pequeno bastonete flexível inserido sob a pele do braço, que libera gradualmente o hormônio etonogestrel. O método possui alta eficácia, proteção por até três anos e é reversível.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Oferta

Neste primeiro momento, passam a ofertar o Implanon as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vitor Hoffmann, São José, Centro Social Urbano, Bela União e Kennedy. Segundo a enfermeira Bruna Dedavid, responsável pelas Políticas Públicas de Saúde da Mulher de Santa Maria, o Município já recebeu 951 implantes do Ministério da Saúde, que serão utilizados de forma organizada, respeitando a lista de espera existente no sistema municipal e os registros de inserção realizados na Atenção Básica.

– O acesso ao Implanon representa um avanço importante no cuidado com a saúde feminina. É de extrema importância o Município ter mais opções de métodos contraceptivos, principalmente os de longa duração. É um método seguro e que pode ser usado inclusive por adolescentes, com altas taxas de adaptação e eficácia na prevenção da gestação – afirma. 

O Implanon contempla pessoas em idade reprodutiva, dos 10 aos 49 anos, que já tenham apresentado menarca (primeira menstruação) e que não possuam contraindicações ao uso, conforme o protocolo municipal. O acesso ao método ocorre por meio da rede pública de saúde.

A paciente deve procurar uma unidade de saúde de referência, onde será avaliada pela equipe. Caso indicada, será encaminhada à Policlínica Central para a colocação do dispositivo. Com a capacitação das equipes, algumas unidades já iniciam a inserção diretamente no próprio local.

Implanon em Santa Maria

  • O que é – Implante contraceptivo subdérmico de longa duração, com alta eficácia, proteção por até três anos e método reversível
  • Quem pode utilizar – Pessoas de 10 a 49 anos, que já tenham apresentado menarca e não possuam contraindicações, conforme protocolo municipal

Onde acessar?

  • Unidade Básica de Saúde de referência do território
  • Policlínica Central (para encaminhamentos e procedimentos)

Unidades com oferta inicial:

  • Estratégia Saúde da Família (ESF) Vitor Hoffmann
  • ESF São José
  • ESF Centro Social Urbano
  • ESF Bela União
  • ESF Kennedy

*com informações da prefeitura de Santa Maria


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Profissionais de Santa Maria participam de capacitação sobre contraceptivo Implanon; método é disponibilizado pelo SUS Anterior

Profissionais de Santa Maria participam de capacitação sobre contraceptivo Implanon; método é disponibilizado pelo SUS

Autoridades da Índia e OMS monitoram reaparecimento do vírus Nipah Próximo

Autoridades da Índia e OMS monitoram reaparecimento do vírus Nipah

Saúde