Foto Leandro Rosa (Arquivo/Diário)
Cerca de 27 mil gestantes já foram vacinadas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) no Estado, sendo que aproximadamente 5,1 mil aplicações ocorreram apenas neste mês.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A estratégia busca proteger os recém-nascidos contra a bronquiolite, uma das principais causas de internações respiratórias em bebês nos primeiros meses de vida. Desde dezembro do ano passado, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente esse imunizante para gestantes a partir da 28ª semana de gestação.
A estimativa é vacinar anualmente cerca de 120 mil grávidas no RS. Para isso, o Ministério da Saúde repassou 56 mil doses ao Estado, que foram distribuídas aos municípios e estão disponíveis nas unidades de saúde. Veja abaixo onde garantir a vacina em Santa Maria.
O vírus
O VSR é um dos principais causadores de infecções respiratórias em crianças pequenas, sendo responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e de 40% das pneumonias em menores de dois anos de idade.
Ele é transmitido principalmente por meio de gotículas respiratórias expelidas ao tossir, espirrar ou falar, além do contato direto com secreções de pessoas infectadas. Também pode ser contraído ao tocar em superfícies contaminadas e depois levar as mãos aos olhos, nariz ou boca. A transmissão é facilitada em ambientes fechados e pela proximidade com pessoas doentes. A circulação do vírus é mais intensa nos meses mais frios, mas ela ocorre durante todo o ano.
A doença atinge especialmente recém-nascidos, podendo causar tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar. Ao ser vacinada, a gestante produz anticorpos que são transferidos para o bebê ainda durante a gravidez, garantindo proteção desde o nascimento e reduzindo o risco de internações.
Estudos clínicos apontam a redução de 81,8% das formas graves da doença nos primeiros 90 dias de vida e de 69,4% até os 180 dias em bebês de mães vacinadas entre 24 e 36 semanas de gestação. A SES reforça que não há tratamento específico para a bronquiolite, sendo necessário adotar medidas de prevenção.
Onde buscar a dose
A vacina é recomendada para todas as gestantes a partir da 28ª semana, sendo indicada uma dose por gestação. A estratégia faz parte do calendário de vacinação de rotina da gestante pelo SUS. O imunizante pode ser aplicado junto com outros recomendados na gravidez, como Influenza (gripe), Covid‑19 e dTpa (coqueluche).
Cenário estadual
O número de casos de VSR tem crescido no RS. Em 2025, o Estado registrou 3.616 hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associadas ao vírus, número superior ao de 2024 (2,7 mil) e de 2023 (2,2 mil). No mesmo ano, foram contabilizados 66 óbitos, o que representa um aumento em relação a 2024 e 2023, em que ocorreram 56 e 43 óbitos, respectivamente.
A circulação do VSR tende a aumentar ainda no outono, geralmente por volta de abril. Até o momento, foram registradas apenas duas hospitalizações, sem óbitos. Em 2025, as crianças representaram 89% das hospitalizações e 90% das internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entre os óbitos, os idosos concentraram 70% dos casos, embora 13 mortes tenham sido de crianças menores de 5 anos.
Onde encontra a vacina em Santa Maria
- Público-alvo – Gestantes a partir de 28 semanas
Locais e horários para a imunização
- UBS José Erasmo Crossetti – De segunda a Sexta, às 7h30min (25 fichas) e 12h30min (10 fichas)
- UBS Joy Betts – Segunda a sexta, das 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h
O que levar
- Carteira da gestante
- Documento com foto
- CPF