possível surto

Especialista não descarta que onda de infecções tenha origem na água da cidade

18.302

A prefeitura diz não haver indícios, até agora, de que a contaminação que tem causado infecção intestinal que já levou um menino de 5 anos e uma menina de 4 à morte seja pela água. Contudo, o médico infectologista Reinaldo Ritzel menciona que nada pode ser ignorado.

- Não está nada esclarecido, pois o agente causador não foi isolado. Não se pode dizer se a causa foi regionalizada, se a transmissão foi pela água, feco-oral ou se tem a ver com a escola onde as crianças estudavam. Casos de gastroenterite aumentam muito no verão. Mas, não podemos ignorar que tivemos várias faltas d'água nos últimos dias e muitas obras (de canalização) em andamento. É preciso ter cuidado com água, alimentos, com tudo - explica.

Pregão vai contratar serviços de pediatria para o Hospital da Brigada

Segundo o médico, infecções desse tipo podem ser virais que dificilmente desencadeiam óbitos, como as causadas pelo enterovírus; parasitas intestinais ou bacterianas, que podem ser mais graves. Entre elas, Salmonella, Shiguela, Escherichia coli enteroinvasiva entre outras. Crianças e idosos costumam ser mais sensíveis. É importante, segundo o infectologista, identificar o(s) agente(s) com exames culturais de fezes e sangue para começar a entender o que está acometendo.

DESIDRATAÇÃO
O problema acontece quando ocorre uma septicemia, que ocorre quando a infecção inicialmente localizada na mucosa gastrointestinal se generaliza e afeta o organismo como um todo. Além da perda de líquido pela diarreia a infecção sistêmica implica em diminuição da pressão arterial e perfusão sanguínea dos órgãos como um todo. Em geral, extremos de idades - idosos e crianças - se expões mais e costumam ser mais sensíveis.

VÍDEO: Doações de sangue têm queda de até 30% no final do ano

Desde terça, pelo menos três novos casos foram atendidos na rede privada e várias crianças foram levadas ao setor público de saúde, conforme a prefeitura. O levantamento com o número de atendimentos de pacientes com esses sintomas não foi informado.

O avô do menino informou que "as autoridades da área estão tomando as providências e a família está sofrendo muito e, por isso, sem condições de falar, pois é tudo muito recente".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria já registra 5 casos graves de infecção intestinal Anterior

Santa Maria já registra 5 casos graves de infecção intestinal

Próximo

VÍDEO: após duas mortes, novos casos de infecção intestinal continuam surgindo na cidade

Saúde