surto de toxoplasmose

Equipes visitam famílias para buscar informações sobre surto de toxoplasmose


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Equipes da vigilância em saúde vão a campo pra que suspeitos de toxoplasmose respondam questionário.

Coletas de sangue e pelo menos 20 perguntas que compõem um questionário - pessoais, de hábitos alimentares e de higiene - foram respondidas a dois biomédicos que visitavam uma família na Vila Prado, Bairro Juscelino Kubitschek, na região oeste de Santa Maria, na manhã de sexta-feira. O procedimento integra uma busca ativa, que tem como objetivo levantar informações na tentativa de achar a origem do surto de toxoplasmose.

:: Leia a cobertura completa da toxoplasmose em Santa Maria ::

A babá Rozineli de Souza Basseto, 53 anos, e a estudante Milla Gonçalves de Mattos, 26, receberam os biomédicos para os testes na sexta-feira. Dois familiares delas estão com a doença. Ambos apresentaram os sintomas por volta do dia 20 de março. 

- Minha mãe está com a doença, e meu marido, também. Ele teve sintomas fortes, está medicado e trabalhando, mas continua com ínguas atrás da orelha. Ontem (quinta), ligamos para a Vigilância (municipal), e nos informaram que deu positivo para toxoplasmose. Mais tarde, enviaram o exame confirmado pelo Lacen por e-mail e, nesta sexta, vieram aqui conversar conosco - relata Milla, que até o momento, não notou nenhuma alteração e passa bem.

Já Rozineli, que é da mesma família, passou a apresentar sintomas semelhantes aos da toxoplasmose há cerca de uma semana e aguarda resultados.

Casa 13 de Maio presta os primeiros atendimentos de toxoplasmose

O trabalho de busca ativa tem sido encampado por uma equipe de 12 profissionais das Vigilâncias em Saúde do Estado e do município, que, desde a última semana, formaram o denominado Gabinete de Situação. O grupo conta com uma médica, um psicólogo, quatro enfermeiros, dois médicos veterinários, um engenheiro ambiental, um agente administrativo e seis residentes de Enfermagem, Biomedicina, Medicina Veterinária e Odontologia e é coordenado pela médica Ivone Menegolla. Outros cinco técnicos do Ministério da Saúde já estão na cidade e reforçarão as investigações.

É importante esclarecer que são submetidas ao questionário pessoas que fizeram exames que confirmaram os reagentes para toxoplasmose, passaram por atendimento na rede pública ou na rede privada e notificaram a Vigilância em Saúde do município. Eventualmente, a rede familiar dos pacientes diagnosticados também é procurada pelos profissionais.


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Profissionais da saúde visitam casas em Santa Maria

EM NÚMEROS 
Apesar de o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CVES) informar que há casos registrados em 19 bairros da cidade, o órgão alega que não se pode adiantar um ponto de concentração da ocorrência da doença. Até o fechamento desta edição, eram 262 notificações, 105 casos diagnosticados, sendo 18 gestantes e duas mortes fetais. 

Por outro lado, infectologistas que atendem às redes pública e privada de Santa Maria reiteram a informação de que maior incidência é na Região Oeste, com 253 casos confirmados em laboratórios locais e notificados (229 adultos, 19 gestantes e cinco crianças).

Dobra número de casos de toxoplasmose em Santa Maria duas mortes de fetos são investigadas

COMO FUNCIONA

Quem responde ao questionário da busca ativa?

  • Pessoas com exames que confirmaram os reagentes para toxoplasmose passaram por atendimento na rede pública ou na rede privada e notificaram a Vigilância em Saúde do município
  • Rede familiar dos diagnosticados

O questionário

  • Nome
  • Idade
  • Endereço completo
  • Data do início dos sintomas
  • Viagens e para onde
  • Uso de medicações ou vacinas
  • Doenças prévias
  • Alergias a medicamentos ou alimentos
  • Data e local de atendimento médico
  • Retorno ao atendimento médico
  • Internação hospitalar
  • Medicações receitadas
  • Animais de estimação
  • O que come e onde se alimenta ou costuma comprar comida
  • De onde vem a água ingerida

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pela segunda vez, postos de saúde abrem no sábado para atender gestantes Anterior

Pela segunda vez, postos de saúde abrem no sábado para atender gestantes

Casa 13 de Maio presta os primeiros atendimentos de toxoplasmose Próximo

Casa 13 de Maio presta os primeiros atendimentos de toxoplasmose

Saúde