Cuidados

Confira dicas de alimentos e bebidas que são verdadeiros aliados da saúde durante o verão

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Desde o inicio de janeiro, as altas temperaturas tem levado os santa-marienses a apostarem em alternativas para driblar o calor sem comprometer a saúde. Além dos encontros em volta de piscinas ou em locais com água nos finais de semanas, existe uma série de dicas de alimentos e bebidas que prometem mantê-lo hidratado diariamente e/ou até mesmo, aumentar a imunidade em tempos de Covid-19. Os 'verdadeiros aliados' da saúde são acessíveis e podem fazer a diferença no verão. Saiba quais são.

Dias quentes e abafados permanecem pelos próximos dias na Região Central

BEBIDAS

style="width: 279.5px; float: right; height: 419.507px;" data-filename="retriever">

Para a nutricionista clinica funcional Jaqueline Simon, existem algumas bebidas que são importantes quando se pensa no combo 'hidratação e imunidade'. Ela comenta que uma ideia criativa é contar com as águas aromatizadas, que normalmente são feitas com ervas/chás e frutas. A receita é simples: 

- Coloque na água ervas e chás de sua preferência (hortelã, alecrim, gengibre), rodelas de frutas cítricas (limão, laranja, abacaxi e outras). Deixe na geladeira por 1 hora, no mínimo e pode acrescentar gelo. Outra opção são os sucos de frutas cítricas, como laranja, abacaxi, limão, melancia, entre outros.

A essa lista, ela ainda adiciona a água de coco, que é rica em vitaminas e minerais, dando preferência ao consumo do liquido direto da fruta natural. Mesmo com opções para agradar a todos os gostos e estilos, a maior aposta ainda continua sendo a água. 

- Não espere sentir sede. Leve uma garrafa de água sempre com você, tanto no verão quanto nos dias frios - afirma Jaqueline. 

ALIMENTOS

Além das bebidas, é possível encontrar soluções para problemas como a tendência da baixa de imunidade em tempos muito secos. A nutricionista Jaqueline comenta que frutas, verduras, saladas e alimentos como cenoura ralada, beterraba, rúcula, alface e couve manteiga podem fazer a diferença. A profissional faz um alerta:

- Se você perceber que sua imunidade anda baixa, uma ótima ideia é apostar em ajustes nas suas refeições. Isso porque esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico.

ATENÇÃO

A busca pelo bem estar requer a atenção e cuidado com alguns fatores. Segundo Jaqueline, crianças, gestantes e lactantes não devem consumir alguns chás. Estes grupos devem apostar somente em sucos de frutas. No caso do extrato de própolis, que muitas vezes, surge em receitas com sucos críticos, a combinação precisa ser aquosa, ou seja, sem álcool. A profissional ainda alerta que assim como existem bebidas que hidratam, há aquelas que contribuem para o surgimento de casos de desidratação especialmente em dias de muito calor. 

- Bebidas alcoólicas aumentam a diurese e alteram o metabolismo hídrico. O álcool pode inibir o hormônio que regula a água no nosso corpo, o hormônio antidiurético, provocando aumento da diurese, que aumenta a desidratação. Observe sempre a sua urina, quanto mais clara ou transparente estiver é sinal que você está bem hidratado. Se apresentar cor amarelada ou escura, você precisa fazer a ingestão de mais líquidos - argumenta Jaqueline.

DICAS

PARA HIDRATAR

  • Suco de laranja com suco de 1 limão + 25 gotas de extrato própolis. Ingerir 2 copos de suco/dia;
  • Chá de gengibre: 2 colheres de sobremesa de gengibre fresco. Ferver com 1 litro de água por 8 a 10 minutos. Sirva gelado. Ingerir durante o dia.

PARA AUMENTAR A IMUNIDADE

Frutas

  • Ingerir 3 porções = 3 xícaras de frutas/dia manhã/tarde/noite
  • Dar preferência para frutas ricas em Vitamina C: laranja, goiaba, limão, kiwi, etc;

Verduras, saladas, alimentos crus como cenoura ralada, beterraba, folhas verdes (rúcula, alface, couve manteiga)

  • Aumentar o consumo para 300g/dia

Castanhas do Pará

  • Ingerir 3/dia
  • Para quem for alérgico, a castanha pode fazer uma suplementação de selenocisteína. Portanto, a dose deve ser feita de forma individual. 

Alho macerado

  • 1 unidade/dia.
  • Misturar na comida.

*Fonte: nutricionista Jaqueline Simon 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: choro, palhaçada e esperança: começa a vacinação de crianças em Santa Maria Anterior

VÍDEO: choro, palhaçada e esperança: começa a vacinação de crianças em Santa Maria

Próximo

VÍDEO: vacinação contra Covid-19 em Santa Maria completa um ano

Saúde