Alerta

Com estoque baixo, Husm necessita de doadores de plaquetas

Com estoque baixo, Husm necessita de doadores de plaquetas

Foto: Eduardo Ramos

Desde março de 2022, o Husm é o único hospital que está habilitado para a coleta de plaquetas em Santa Maria

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) necessita da doação de plaquetas de qualquer tipo sanguíneo. As plaquetas são células do sistema sanguíneo do ser humano, responsáveis pela coagulação do sangue. Elas são essenciais para o combate de algumas doenças, como o câncer.

Desde março de 2022, o Husm é o único hospital que está habilitado para a coleta de plaquetas em Santa Maria. A instituição conta com duas máquinas, podendo atender duas pessoas de forma simultânea. O processo dura em torno de 1h30min.

– Muita gente desconhece, mas todo mundo tem plaquetas no sangue. É uma doação diferente, mas extremamente importante, principalmente, para os pacientes que passam pelo transplante de medula óssea ou que fazem tratamento oncológico – explica Christiani Andrea Marquesini Rambo, enfermeira da unidade de hemoterapia do Husm.

O desconhecimento sobre o assunto é um dos motivos para os baixos estoques. A enfermeira explica que apesar de muitas pessoas se dedicarem à doação de sangue, no caso de plaquetas, exclusivamente, a prática não é comum.

– Precisamos de campanhas contínuas de doação de plaquetas porque elas têm validade de apenas cinco dias após a coleta. Se em algum momento não tivermos doadores, vai faltar – ressalta Rambo.

Atualmente, o Husm tem cerca de 50 pacientes no setor de oncologia. Nem todos precisam de plaquetas, mas quase todas as crianças com leucemia atendidas pelo hospital necessitam para o tratamento.

Como doar

Os requisitos para doação de plaquetas são os mesmos para doação de sangue. Inclusive, é obrigatório que o candidato já tenha doado sangue pelo menos uma vez. Além disso, é necessário ter uma boa quantidade de plaquetas, de modo que consiga doar sem ter prejuízo para sua própria saúde. A doação é feita mediante agendamento.

Requisitos

  • Já ter doado sangue ao menos uma vez  
  • Apresentar um bom número de plaquetas no corpo
  • Estar em boas condições de saúde

Mais informações podem ser encontradas pelo número: (55) 99166-9302.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Luis Gustavo Santos

[email protected]

Quarta morte por dengue em Santa Maria é confirmada Anterior

Quarta morte por dengue em Santa Maria é confirmada

Rio Grande do Sul declara estado de emergência após aumento em hospitalizações de crianças Próximo

Rio Grande do Sul declara estado de emergência após aumento em hospitalizações de crianças

Saúde