problema

Com equipamentos de Raio X estragados, PA do Patronato e UPA encaminham pacientes para a Casa de Saúde

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Por conta do problema, que afeta o PA do Patronato e a UPA, os exames precisam ser feitos na Casa de Saúde

O aparelho de radiografia do Pronto-Atendimento Municipal Flavio Miguel Schneider, o PA do Patronato, que ficou estragado por mais de 10 dias, voltou a funcionar na tarde desta quarta-feira. De acordo com a coordenação do PA e com a prefeitura, o painel de comando do Raio X sofreu uma pane no sábado do feriadão de Ano Novo, dia 29, e, desde então, os pacientes que precisavam de exame estavam sendo encaminhados para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e para o Hospital Casa de Saúde.

Justiça determina que Santa Maria oferte tratamento a adolescentes dependentes químicos

Ocorre que, na semana passada, o Raio X da UPA também estragou e, com isso, as demandas dos dois Pronto-Atendimentos estão sendo encaminhados para a Casa de Saúde, que só tem um equipamento para atender os pacientes. Segundo a coordenadora do PA do Patronato, Andressa Guimarães Machado, o técnico que faz a manutenção do aparelho estava de férias, por isso a demora em conseguir resolver o problema.

- A placa está pronta desde segunda-feira, mas ainda precisava de alguns ajustes - disse a coordenadora logo pela manhã.

No final da tarde desta quarta-feira, a coordenação informou que o painel já havia sido reinstalado e que o Raio X estava funcionando normalmente. Ainda conforme a prefeitura, durante o tempo esse período, em nenhum momento os pacientes ficaram desassistidos, pois o PA oferecia ambulância para levar os usuários, acompanhados de um técnico em enfermagem, até a Casa de Saúde, caso o paciente não conseguisse ir com veículo próprio.

APARELHO NOVO
Há mais de 10 anos, o Setor de Radiologia do PA do Patronato opera com apenas um aparelho de radiografia. A Secretaria Municipal de Saúde chegou a realizar a compra de um segundo aparelho ainda em junho de 2018 - adquirido no valor de R$ 71,3 mil - e que tinha previsão de entrar em funcionamento em outubro. No entanto, o aparelho ainda não foi instalado.  

De acordo com a coordenação do PA do Patronato, o engenheiro precisou refazer a avaliação técnica do local onde o Raio X deve ser instalado e que foi identificada a necessidade de ajustes na parte elétrica para poder fazer a instalação do equipamento novo. Por conta disso, ainda não há previsão de início de funcionamento.

Novos presidentes da AM-Centro e do Consórcio Intermunicipal tomam posse

Atualmente, cerca de 4 mil radiografias são feitas no PA do Patronato por mês. O setor conta com dois médicos radiologistas e 12 técnicos em radiologia. Além de atender adultos e crianças, a unidade de emergência também recebe muitos pacientes acidentados ou com politraumas.

UPA 
Na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h, que funciona junto à Casa de Saúde, o serviço de radiologia está interrompido desde a semana passada. Conforme o administrador da unidade, Gabriel Gausmann, a ampola do Raio X (também conhecida como tubo de Coolidge), que produz o feixe de luz, estragou e precisará ser substituída.  

- É um equipamento antigo, que fez mais de 100 mil exame, 20 mil só no ano passado. Esse tipo de problema é natural do desgaste, é um aparelho que tem altas demandas, fazemos em torno de 2 mil radiografias por mês. A peça já foi enviada para manutenção fora de Santa Maria e deve estar de volta dentro de 30 dias, podendo vir antes - relatou Gausmann.

Com isso, tanto os pacientes do PA do Patronato como os que são atendidos na UPA estão sendo encaminhados para a Casa de Saúde, que está dando suporte para as demandas da cidade. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Justiça concede liminar ao MP em ação que cobra dívida com a Casa de Saúde Anterior

Justiça concede liminar ao MP em ação que cobra dívida com a Casa de Saúde

Justiça determina que Santa Maria oferte tratamento a adolescentes dependentes químicos Próximo

Justiça determina que Santa Maria oferte tratamento a adolescentes dependentes químicos

Saúde