imunização

Clínicas particulares não têm previsão para chegada de novas doses de vacina da gripe

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Nesta sexta-feira, 12,1 mil doses da vacina contra a Influenza serão aplicadas em sete pontos de vacinação pela rede pública de saúde, para idosos e profissionais de saúde. Entretanto, na rede particular, não há previsão de chegada de novos lotes de imunização contra a gripe.

Com sistema drive-thru, vacinação contra a gripe será retomada na sexta

Na clínica Vivacin, que já imunizou mais de 1,2 mil pessoas até agora, não há previsão de chegada para a vacina da gripe. Por enquanto, a clínica atende das 8h ao meio-dia. Caso haja a confirmação de novas doses, a clínica comunicará os clientes via redes sociais. Já a Multivacin, em comunicado no site, diz que está sem vacinas e sem expediente interno e externo em prevenção ao covid-19. Quando um novo lote de vacinas estiver disponível, a clínica informará pelo site e redes sociais. A Panvel também está sem doses para a região. A clínica Imunne depende da logística de voos entre Porto Alegre e Santa Maria para o recebimentos das doses, e também não há previsão de chegada.

REDE PÚBLICA

Na rede pública, idosos e funcionários da área de saúde poderão ser vacinados na sexta-feira, das 8h às 16h, ou até durar o estoque. Também serão enviadas doses aos lares que acolhem idosos, às instituições hospitalares e aos distritos do município.

As estruturas para a vacinação no sistema drive-thru serão novamente montadas no pátio da Basílica da Medianeira. No local, estarão disponíveis 2,6 mil doses da vacina. Os idosos chegam pela Avenida Medianeira e, sem sair dos veículos, recebem a imunização.

Universidade Franciscana produz álcool gel para distribuir ao SUS

Ainda, haverá vacinação nas unidades Kennedy, Ruben Noal, Wilson Paulo Noal, Centro Social Urbano Policlínica Central José Erasmo Crossetti e Floriano Rocha, respeitando o distanciamento entre as pessoas. Para cada um desses locais, serão destinadas 640 doses, com exceção do Crossetti, que receberá 800 doses. Na sexta-feira da semana passada, as 10,3 mil doses da vacina ofertadas na rede pública terminaram em seis horas em Santa Maria.

PORQUE SE VACINAR CONTRA A GRIPE

A vacinação contra a gripe foi antecipada para esta segunda-feira por conta do coronavírus. Entretanto, ela não imuniza a população para o coronavírus - a vacina para a Covid-19 está sendo desenvolvida e já foi testada, mas ainda deve demorar mais alguns meses para estar disponível a todos.

Moradores dos bairros vivem nova rotina em meio à pandemia

Entretanto, mesmo assim ela é muito importante principalmente para idosos e outras pessoas mais vulneráveis a doenças respiratórias, que podem contrair outros vírus e ter o sistema imunológico enfraquecido, favorecendo o aparecimento de outras infecções. Com mais pessoas imunizadas, menor é o número de quem procura atendimento nas unidades de saúde, e o diagnóstico do coronavírus é mais preciso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Universidade Franciscana produz álcool gel para distribuir ao SUS

400 vagas em home office estão abertas para enfermeiros e técnicos em enfermagem Próximo

400 vagas em home office estão abertas para enfermeiros e técnicos em enfermagem

Saúde