hospital

Assembleia Legislativa aprova audiência sobre abertura de leitos no Regional


Foto: Renan Mattos (Diário)

Aberto de forma parcial há três dias, o Hospital Regional Centro, em Santa Maria, será tema de uma audiência pública no dia 6 de agosto, às 14h30min, na Câmara de Vereadores. A audiência foi proposta pelo deputado Valdeci Oliveira (PT) e aprovada, nesta quarta-feira, pelos parlamentares que integram a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

Após morte de menino por gripe, Hospital de Tupanciretã suspende visitas

Esse encontro na Câmara de Vereadores vai discutir a abertura de leitos no Hospital Regional e a execução do convênio de gestão do complexo hospitalar. Conforme Valdeci, "a iniciativa surgiu porque não existe, oficialmente, um cronograma estabelecido para o começo dos atendimentos de média e alta complexidade no Regional". Segundo o deputado, autoridades locais, regionais e estaduais, além da população, serão convidadas a participar do debate em Santa Maria. "Infelizmente, o convênio assinado entre o Estado e o Instituto de Cardiologia não faz nenhuma menção à abertura de leitos, que é a razão da existência desse hospital. Tudo está restrito a atendimentos ambulatoriais. Então, o nosso objetivo é reunir as autoridades responsáveis para esclarecer a comunidade sobre como e quando os leitos serão abertos. Ambulatórios, a cidade e a região já têm e bastante. O déficit brutal é de hospital", afirmou o deputado Valdeci em material enviado à imprensa.

Cartilha online dá orientações sobre cuidados com água

Na edição da última segunda-feira, em entrevista ao Diário, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), afirmou que "Por mais que seja só um ambulatório, é um marco importante. Mas, mais do que uma expectativa, fica o compromisso dos prefeitos da região em dar acompanhamento e fiscalização para poder cuidar, através da regulação, se há o cumprimento de todas as cláusulas contratuais".

O Hospital Regional começou os atendimentos na última segunda-feira, no ambulatório especializado em doenças crônicas (hipertensão e diabetes mellitus), e, conforme a gestão do hospital, 13 pacientes estavam agendados para atendimento nesta semana, todos encaminhados pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Senado aprova criação de política para doenças raras no SUS Anterior

Senado aprova criação de política para doenças raras no SUS

No segundo dia de atendimento, Hospital Regional recebe três pacientes Próximo

No segundo dia de atendimento, Hospital Regional recebe três pacientes

Saúde