região

Agudo decreta exoneração de servidores em caso de vacinação indevida

18.398

O município de Agudo publicou um decreto sobre a vacinação contra a Covid-19 no município. O documento foi publicado uma semana depois de o Ministério Público Estadual (MPRS) apontar o município entre as cidades com mais denúncias de fura-fila no Estado. Entre as determinações, a prefeitura decretou que servidores municipais que forem vacinados indevidamente podem perder o emprego.

6,1 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Santa Maria

Se forem cargos comissionados ou contratados, furar fila causa exoneração ou contrato rescindido. No caso de servidores efetivos, será aberto processo administrativo disciplinar para apurar as denúncias.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, as denúncias foram repassadas pelo MPRS ao município. Porém, elas não se concretizaram, já que os casos estão dentro das normativas e informes técnicos do Ministério da Saúde.

Santa Maria permanece em bandeira vermelha pela quinta semana consecutiva

O decreto publicado nesta sexta-feira reforça que a Secretaria Municipal da Saúde deve seguir o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Além disso, é determinado o envio das listas das pessoas que foram vacinadas, com nome e cargo exercido ao MPRS semanalmente. Entre as razões para a publicação do decreto, a prefeitura cita a necessidade de "disciplinar e normatizar o uso e a devida aplicação de vacinas".

As denúncias ao Estado e ao MPRS podem ser feitas em um formulário online. Para denunciar, basta preencher nome, contato, o fato ocorrido e em qual município e qual serviço ocorreu. A denúncia é anônima.

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil recebe insumos para produzir 2,8 milhões de doses da vacina de Oxford Anterior

Brasil recebe insumos para produzir 2,8 milhões de doses da vacina de Oxford

6,1 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Santa Maria Próximo

6,1 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Santa Maria

Saúde