imunização

331 crianças de grupos prioritários serão vacinadas contra Covid nesta quarta-feira

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Na manhã desta terça-feira, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), em entrevista à CDN, falou sobre o início da vacinação das crianças de 5 a 11 anos, que começa nesta quarta-feira na cidade. O chefe do Executivo esclareceu dúvidas sobre a vacinação. 

- Esta quarta-feira é um dia especial porque estamos comemorando exatamente um ano de vacinação em Santa Maria. Um sucesso absoluto com mais de meio milhão de doses aplicadas. Além de começar a vacinar a população infantil, a cidade continua se imunizando - iniciou o prefeito.

Vacinação contra a Covid-19 com hora marcada tem alta procura em Santa Maria

Em relação ao processo de vacinação de crianças, Pozzobom diz que, devido às complexidades de cada grupo, é necessário começar gradativamente, pois serão diversos casos que precisam ser analisados.

Até agora, cerca de 3 mil crianças foram cadastradas no site da prefeitura, e, segundo o prefeito, para esta quarta, foram confirmadas 331 crianças do grupo prioritário (crianças com comorbidade ou deficiência permanente). Após a vacina ser aplicada, as crianças precisam ficar acompanhadas e sob observação no local por 20 minutos. As doses estarão disponíveis em oito Unidades Básicas de Saúde em dois turnos, pela manhã, das 8h às 11h30min, e pela tarde, das 13h30min às 16h. As outras crianças serão vacinadas em outras ações. 

Até esta terça-feira, equipes da prefeitura entraram em contato, por telefone, com os pais ou responsáveis das 331 crianças, para confirmar o local e horário de vacinação. Como nem todos atenderam as ligações, as crianças com comorbidade ou deficiência permanente poderão ir na ação de quarta-feira e, além de levar os documentos necessários, mostrar um print da tela de cadastro. 

Registrado o segundo óbito com diagnóstico de Covid-19 de 2022 em Santa Maria

O prefeito também informou que os profissionais da saúde responsáveis pela aplicação da dose foram capacitados e passaram por um treinamento para atender a todas as demandas que podem ocorrer durante o período da vacinação.

- Quero pedir que os pais e mães tenham paciência, compreensão e nos ajudem nos momentos que forem necessários - comenta.

Na medida que a prefeitura organizar novas ações de vacinação, mais crianças serão imunizadas. 

Com muita procura e pouco material, laboratórios mudam a rotina na testagem da Covid-19

O QUE LEVAR
No dia, pais e responsáveis devem levar o CPF ou cartão SUS (caso a criança não tenha, será aceito também RG ou certidão de nascimento), a caderneta de vacinação e a declaração de comorbidade assinada. O documento está disponível no site da prefeitura.

Além disso, a orientação é que seja apresentado um comprovante, como receita médica, laudo de exame ou qualquer outro documento comprobatório junto com a declaração. Todos os documentos precisam ter duas vias.

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO:

  • José Erasmo Crossetti - Rua Floriano Peixoto, 1752, Bairro Centro
  • Kennedy - Rua Vereador Dário Leal Da Cunha, s/nº, Bairro Salgado Filho
  • Floriano Rocha - Rua Benjamin Ávila, 12, Cohab Santa Marta, Bairro Juscelino Kubitschek
  • Itararé - Rua Assis Brasil, 400, Bairro Itararé
  • São Francisco - Rua Santa Maria, s/nº - Residencial Dom Ivo Lorscheiter, Bairro Diácono João Luiz Pozzobon
  • Wilson Paulo Noal - Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Bairro Camobi
  • Vila Lídia - Rua Maestro Ribas Barbosa, 13 - Vila Lídia
  • São José - Rua Antônio Gonçalves Do Amaral, 1.000, Bairro São José

NOVAS DOSES 
Na madrugada desta terça-feira, um novo lote de vacinas pediátricas chegou ao Estado. Ao total, foram entregues mais 59,1 mil doses de Pfizer que serão divididas entre os municípios gaúchos. 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rio Grande do Sul confirma os dois primeiros óbitos de paciente com a variante ômicron Anterior

Rio Grande do Sul confirma os dois primeiros óbitos de paciente com a variante ômicron

Próximo

VÍDEO: vacinação contra a Covid-19 com hora marcada tem alta procura em Santa Maria

Saúde