pandemia

10.419 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
1.927 idosos acima de 85 anos foram vacinados na última quinta-feira

Após 28 dias do começo da aplicação da vacina contra a Covid-19, quase 10,5 mil pessoas receberam pelo menos a primeira dose em Santa Maria. Isto representa 3,67% da população do município. Agora, as ações de vacinação ficam paralisadas por conta do feriadão de Carnaval e serão retomadas apenas na quinta-feira. Os dados da vacinação na cidade foram atualizados pela prefeitura na noite da última sexta-feira.

VACINÔMETRO

Das 15.295 doses distribuídas pelo município até agora, 10.419 foram aplicadas na população. Entre doses da CoronaVac e da vacina de Oxford, Santa Maria já teve acesso a 21,6 mil imunizantes. Na última sexta-feira, começou na cidade a distribuição das segundas doses. São 2.680 vacinas que vão completar a imunização do primeiro grupo prioritário (trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e idosos em lares). As doses são da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. 

VACINA APENAS NA QUINTA-FEIRA

Por conta do feriadão de Carnaval e do ponto facultativo no município, a vacinação em idosos acima de 85 anos residentes nos distritos começa apenas na quinta-feira. Serão, ao todo, três ações em dias e locais diferentes do interior (confira o cronograma abaixo).  A estimativa da prefeitura é de que sejam cerca de mil pessoas com 85 anos ou mais em todos os nove distritos do município.

NOS DISTRITOS

Santa Flora

  • 18 de fevereiro
  • Na Colônia Pinheiro

São Valentim

  • 19 de fevereiro
  • Em Alto das Palmeiras (no Engenho Freitas)

Passo do Verde

  • 25 de fevereiro
  • Na subprefeitura

O QUE LEVAR

  • Documento com foto e CPF
  • Uso obrigatório de máscara
  • Cartão do SUS (opcional)

IDOSOS ACAMADOS

No sábado, 20 idosos acamados acima de 60 anos foram vacinados, em ação piloto da prefeitura. A imunização do grupo será retomada também apenas na quinta-feira. Até a última sexta-feira, 402 idosos foram cadastrados para receber a dose. A estimativa do poder público é de que existam cerca de 600 pessoas nessas condições no município. Entretanto, o cadastro também está indisponível durante o Carnaval e será retomado apenas na quarta-feira, na recepção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou pelos números abaixo:

COMO FAZER O CADASTRO

  • Pelo telefone - (55) 3025-9724, 3025-9727, 3025-9750 
  • Pelo WhatsApp - (55) 99941-7717 ou 99608-9860
  • Pelo site - fismaenfclin.com.br
  • Pelo telefone ou WhatsApp o horário de atendimento é das 8h às 18h

Para agilizar o cadastro, a prefeitura pede que as pessoas já tenham os dados necessários em mãos. A partir do cadastro, será projetada a logística para imunização dos grupos. A imunização será feita por vacinadores do município por meio de equipes volantes, conforme os endereços registrados no cadastro. Vale lembrar que os acamados não são, necessariamente, idosos em leitos, mas sim todos os que não têm condições de ir de carro ou a pé aos locais de vacinação. Poderão receber doses todos aqueles acima de 60 anos, além de um cuidador para cada idoso vacinado.

DOSES QUE SOBRARAM

Uma nova ação de vacinação da população acima de de 85 anos na zona urbana deve ocorrer na próxima sexta-feira. Entretanto, a prefeitura ainda não confirmou datas, locais e nem como vai funcionar a ação. Conforme o secretário de Saúde Guilherme Ribas, em entrevista ao Direto da Redação, da TV Diário, na última sexta-feira, a ideia é realizar um drive-thru no Parque da Medianeira e uma vacinação a pé em outro ponto central do município.

Brasil registra 239 mil mortes e 9,83 milhões de casos de Covid-19

Seria a segunda ação de imunização para este público alvo. Na última quinta-feira, foram disponibilizadas 3.450 doses em nove pontos de vacinação. Na oportunidade, foram registradas filas e aglomerações. Na quinta, foram aplicadas 1.927. 

* colaborou Felipe Backes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Maioria dos pacientes do Regional voltam para Amazonas nesta quarta-feira Anterior

Maioria dos pacientes do Regional voltam para Amazonas nesta quarta-feira

Próximo

Guiné declara novo surto de ebola

Saúde