Terminou no final da tarde desta terça-feira, a reunião entre procuradores jurídicos da UFSM e da Secretaria Estadual de Saúde, que tratavam do contrato entre as partes para definir a gestão do hospital regional de Santa Maria. Depois de algumas horas de conversa, as partes deram aval para que UFSM, Ministério da Educação, UFSM e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) fechem o acordo sobre o assunto.
Com isso, a administração do hospital regional deve ficar a cargos da Ebserh e deve servir como um braço do Husm.
Agora, o contrato passa para avaliação da Casa Civil, do governo gaúcho, e, depois disso, será avaliado pelo Conselho Universitário da UFSM. A intenção é que o acordo seja finalizado em novembro.
A intenção é ceder o hospital para a União afirma a secretária estadual de saúde Sandra Fagundes.
Vitória de Sartori colocava em xeque parceria
A vitória de José Ivo Sartori (PMDB) na eleição para o Piratini colocava em xeque o contrato que estava sendo negociado pelo atual governo. Um importante aliado de Sartori, o deputado federal Osmar Terra (PMDB), que já foi secretário estadual de Saúde nos governos de Germano Rigotto (PMDB) e Yeda Crusius (PSDB), sempre foi contrário à parceria com a Ebserh.
Para ele, a gestão deveria ficar a cargo de uma empresa privada que teria mais condições de prestar um atendimento mais eficiente.