Eleições 2014

Políticos de Santa Maria abrem seus votos à Presidência da República e ao Governo do Estado

"

Neste domingo, 140 milhões de brasileiros vão às urnas para escolher os seus novos governantes. No Estado, os gaúchos terão a tarefa de eleger o presidente e o governador. Na disputa para o Palácio do Planalto, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Já José Ivo Sartori (PMDB) e Tarso Genro (PT) travam um embate para saber quem comanda o Palácio Piratini. Para apresentar os postulantes aos dois cargos, o "Diário" convidou quatro políticos tradicionais de Santa Maria, que vão enumerar aos leitores o motivo pelo qual votam em tal representante. Confira!

Por que voto em Aécio?

Jorge Pozzobom (PSDB), deputado estadual reeleito

"Não é só pela amizade que tenho com ele. O Aécio tem aquilo que eu mais defendo que é a palavra resultado. Tu pega um cara que, vamos nos despir de qualquer amor ou ódio, um cara que foi eleito governador de um Estado que estava quebrado. Reduziu o seu próprio salário. O cara, em dois anos, recupera o Estado de Minas Gerais. É governador reeleito. Sai com 92% de aprovação. Coloca o Anastasia. Elege (em 2010) o Anastasia governador. Elege (este ano) o Anastasia senador no lugar dele.

Pois tu tem que avaliar as pessoas pela sua administração. Mas têm duas coisas exemplares: a capacidade de diálogo, e o poder de agregar que ele tem. É um cara que dialoga muito. Ele uniu o partido inteiro na candidatura dele, que eu já sabia. É impressionante a capacidade que ele tem de formar uma equipe qualificada. Muita gente tem ido a Minas Gerais para conhecer o modelo de gestão dele. Ele nos dá a confiança que votar nele vai transformar o Brasil."

Por que voto em Dilma?
Paulo Pimenta (PT), deputado federal reeleito

"Ela representa um projeto de transformação que mudou a vida de milhões de pessoas que hoje têm a oportunidade de ter uma vida melhor. Do ponto de vista da região, durante os oito anos de governo que antecederam Lula, não tivemos uma obra, um investimento. Os governo do Lula e de Dilma mudaram a região. Triplicaram a UFSM, viabilizaram projetos de infraestrutura que vão mudar radicalmente as rodovias de acesso a Santa Maria, implantaram programas habitacionais como há muitas décadas não se via, triplicaram os recursos da saúde e, portanto, é o governo que, pela primeira vez, olhou para aqueles que mais precisam.

Eu conheço Dilma desde que eu era deputado estadual. Tenho uma relação pessoal sólida com ela e com Lula. Sem dúvida, como deputado federal mais votado do PT no Estado vou ter as portas abertas para trazer mais recursos para Santa Maria e região."

Por que voto em Tarso?
Valdeci Oliveira (PT), reeleito deputado estadual

"Primeiro, porque ele é o melhor candidato. Essa é a primeira lógica quando a gente decide. Segundo, é o único que tem planos para o Estado. Terceiro, o partido dele nunca vendeu o Rio Grande do Sul. Uma outra questão é que ele apoiou Santa Maria desde o primeiro mandato e vai, certamente, apoiar ainda mais. Uma outra questão é que o Estado precisa de uma continuidade administrativa.

No meu ponto de vista, é um governo que valorizou de uma forma extraordinária os servidores. Logicamente que a minha visão é mais bairrista, pois ele é de Santa Maria e conhece a cidade como ninguém. Cresceu na cidade, formou-se politicamente na cidade. O Tarso é um cara que pensa o Estado além do Manpituba. É um cara que tem essa capacidade de comunicação. E por último, quando vai se votar tem que se conhecer a conduta pública e política."

Por que voto em Sartori?
Cezar Schirmer (PMDB), prefeito de Santa Maria


"Eu conheço o Sartori desde quando entramos na política, na década de 70, na juventude do PMDB. Amizade que dura 40 anos. Deputados estaduais juntos, federais juntos, secr"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jaguari terá eleição municipal em 7 de dezembro

Próximo

Dilma ou Aécio, Tarso ou Sartori? Chegou a hora de o eleitor dar o seu recado

Política