Eleições 2014

Papo Direto com o Eleitor revela o que está na boca dos jovens

Fabiano Oliveira

"Quando o "Diário" me fez o convite para ser o mediador da ação Papo Direito com o Eleitor, aceitei na hora, porque Política, com "p maiúsculo", é um dos assuntos que mais curto na vida. A proposta era falar sobre política com jovens que estreiam nas urnas. Mas a parada era ainda maior. Naquele dia, fui para casa com a certeza de que estávamos construindo uma  oportunidade de debater sobre cidadania e, principalmente, sobre futuro. Sim, porque o futuro está, é claro, na escolha de um curso superior, na profissão legal, mas passa também pelo voto, e o 5 de outubro está logo ali.

Recordei como foi o meu primeiro voto. Lembrei da eleição em que fui escolhido presidente do Grêmio Estudantil do Maria Rocha. Comecei a me dar conta que seria importante mostrar para galera que a política está no dia a dia de cada um. Isso significa que o cara que pede para o amigo dar uma mão, faz dessa pessoa o seu maior cabo eleitoral. Cada vez que o jovem agrada o irmão da namorada, está fazendo uma aliança política. 

Apesar de haver uma certa demonização da política entre os jovens, estou bem esperançoso: essa galera sabe o que quer!

A minha missão é conversar com estudantes do Ensino Médio, a maioria de escolas públicas da cidade e gravar vídeos sobre  diversos temas envolvendo eleições e política. A primeira ação foi realizada no Descubra UFSM, evento que ocorreu no último dia 22 e levou muitos estudantes  de várias cidades da região para conhecer os cursos da UFSM. E vamos fazer outras ações junto às escolas da cidade.

Confira abaixo os vídeos:

AAAaaa AAAaa"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confira a entrevista completa com Luciana Genro

Próximo

Mesmo com grande fluxo de veículos, RSC-287 não tem previsão de ampliação

Política