Quem foi convocado para ser mesário nesta eleição deve ficar atento. Termina na próxima terça-feira, o prazo para que os convocados vão até o cartório eleitoral para assinar a convocação, se o documento ainda não foi assinado. Somente em Santa Maria, foram convocados para trabalhar no pleito de outubro cerca de 2,4 mil pessoas, conforme a Justiça Eleitoral.
Desse total, divididos em três zonas eleitorais, metade ainda não compareceu para receber as instruções. Veja lista dos convocados no endereço diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/politica.
_ Essa pessoa corre o risco de sofrer um processo administrativo, ser multado e, além disso, ser alvo de um processo criminal _ explica Fábio Peixoto, chefe da 147ª Zona Eleitoral.
Segundo ele, o número só não é preocupante, pois há uma quantidade considerável de voluntários que vão sendo chamados conforme o não comparecimento dos convocados. De acordo com Fábio, em alguns pleitos, os voluntários chegam a somar 80% dos trabalhadores.
_ O pessoal aproveita, pois acaba tendo algumas vantagens, como folga no trabalho.
Pela lei, o eleitor que trabalhar na eleição tem direito a duas folgas por dia trabalhado. Se for mesário ou primeiro secretário de mesa terá outras duas folgas por causa dos dias de treinamento que antecedem a disputa. O mesário também ganha R$ 25 para custear a alimentação no dia da eleição.
Apesar do fim do prazo, o eleitor que quiser se voluntariar para trabalhar na disputa de outubro ainda pode fazer o cadastro pela internet, no endereço tre-rs.gov.br, ou ir até o cartório eleitoral de sua cidade para confirmar a solicitação.
Voto em trânsito pode ser confirmado até o dia 21 de agosto
Quem estiver em Santa Maria no dia da eleição e tiver o título eleitoral em outra cidade poderá votar normalmente. Como a cidade superou a marca de 200 mil eleitores, é possível que o eleitor de outros municípios façam o cadastro para votar em Santa Maria. Para isso, o eleitor precisa ir até o cartório eleitoral (Avenida Medianeira, 2.053) com o documento de identidade.
A seção para o voto em trânsito vai funcionar na Igreja Metodista, na Rua do Acampamento com Tuiuti. A lista final para os habilitados nessa modalidade será publicada no dia 5 de setembro.
O cartório eleitoral funciona das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira, e das 15h às 19h, em finais de semana e feriados.