data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Mesmo sem realizar sessões na Câmara de Vereadores, os parlamentares de Santa Maria debateram, por uma rede social, ações de combate ao coronavírus na cidade. Entre as ideias apresentadas, está a proposta de repassar R$ 2,5 milhões do orçamento do Legislativo para a prefeitura.
O chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, confirmou a iniciativa dos parlamentares em entrevista ao Diário nesta quinta-feira. Conforme o presidente da Câmara, Adelar Vargas (MDB), Bolinha, o repasse viria da verba destinada às emendas impositivas, que previam a destinação de 1,2% da receita corrente líquida do município no último ano para emendas de vereadores. Hoje, a quantia seria de aproximadamente R$ 120 mil para cada um dos 21 parlamentares.
LEIA MAIS
Câmara e Senado aprovam medidas para enfrentamento ao coronavírus
De acordo com a medida aprovada no ano passado, os vereadores já seriam obrigados a destinar metade do valor para a saúde. Agora, a intenção é enviar 100% dos recursos para compra de respiradores, aquisição de materiais médicos e despesas por conta da pandemia.
As emendas aprovadas tem uma rubrica (número) de destino dentro do orçamento. Caso a mudança seja confirmada, vereadores alterariam essa rubrica. Uma reunião entre a direção da Câmara e do Executivo nesta sexta-feira poderá acertar a iniciativa.