data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Polícia Civil (Divulgação)
Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) de 23 cidades do Estado participam de uma operação de combate à violência doméstica. Chamada de Operação Penha, em alusão aos 14 anos da Lei Maria da Penha, a ação tem o objetivo de cumprir mandados de prisão, busca e apreensão, oitivas de agressores e verificações de cumprimento de medidas protetivas e denúncias.
Em Santa Maria, de acordo com a delegada Elizabete Shimomura, titular da Deam, um homem foi preso preventivamente. Ele ainda não teve a idade confirmada. Outros dois mandados de prisão ainda serão cumpridos ao longo do dia. Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão, 12 verificações de cumprimento de medidas protetivas e 25 oitivas de agressores.
Adolescente é apreendido por tentar matar mulher em Santa Maria
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Já em Cruz Alta, durante a operação, um homem, de 30 anos, foi preso em flagrante por posse irregular de uma arma de fogo. Conforme a delegada Caroline Bamberg Machado, com ele foi apreendido um revólver calibre 32.
Em todo o Rio Grande do Sul, são 62 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de prisão (17 preventivas e 1 temporária), 71 verificações de medidas protetivas de urgência e 245 verificações de denúncias de violência doméstica. A operação conta com mais de 180 policiais civis utilizando aproximadamente 60 viaturas.
*Colaborou Janaína Wille