Segurança

Totem com botão de pânico e câmeras começa a ser instalado no Calçadão de Santa Maria

Totem com botão de pânico e câmeras começa a ser instalado no Calçadão de Santa Maria

Foto: João Vilnei (Prefeitura/Divulgação)

Nesta segunda-feira (31), a prefeitura de Santa Maria e a empresa Vigillare iniciaram a instalação do totem de segurança entre o Calçadão Salvador Isaia e o viaduto Evandro Behr. O equipamento conta com botão de emergência e câmeras de alta resolução. A previsão é que o disposito comece a funcionar a partir de quinta-feira (3)

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Segundo o executivo, o uso de tecnologia na segurança pública oferece vantagens para uma melhor gestão, resultando em benefícios para a economia local, visando a segurança coletiva e contribuindo para o desenvolvimento econômico, demonstrando a presença da segurança pública no local.


Propósito

O objetivo do totem é proporcionar mais segurança aos cidadãos. Qualquer pessoa em situação de risco, desorientada ou em emergência pode acionar o botão, o qual terá ligação com um agente da Guarda Municipal direto no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp). 


O totem possui quatro câmeras, às quais registrarão todo acesso ao Calçadão e à Praça Saldanha Marinho, e um sistema de alto-falantes tipo interfone para comunicação com o usuário, para dar orientação à comunidade e interagir com as pessoas que estejam em comportamento ou atitude suspeita na área.

Para o comerciante Juliano Cardoso, 42 anos, tudo que vem para somar à segurança da cidade é interessante.

– Tudo que inibe o crime dá uma segurança maior para as pessoas que circulam pelo Calçadão e a Praça Saldanha Marinho. O botão vai ajudar os órgãos responsáveis também na agilidade para atender os casos. 

O assessor de Assuntos Governamentais do Ciosp, Paulo Sergio da Silva, que responde atualmente pela superintendência, explica que este modelo de dispositivo ostensivo é amplamente utilizado em cidades inteligentes. 


Projeto-piloto feito pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp) de Santa Maria e a empresa Vigillare, o equipamento não terá custo para o município e será fundamental para testar novos softwares analíticos na área de segurança pública, abrangendo pessoas e bens, com câmeras de alta resolução que possibilitam recursos de qualidade de imagens e análise comportamental.


— O totem possui um botão de emergência, cuja finalidade é auxiliar a Segurança Pública de nossa cidade, proporcionando segurança à comunidade. Além disso, possui funções analíticas, contagem e detecção de aglomeração de pessoas, invasão e identificação de áreas proibidas ou restritas, e também, permite o envio de mensagens em áudio. Testaremos essa tecnologia, se o projeto-piloto der certo será aplicado o uso em praças, áreas públicas e escolas, onde foram consideradas essas três possibilidades de instalação do totem, por exemplo — explica Paulo Sergio.


*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem é preso com mais de 1kg de maconha escondidas dentro de mala em Santiago Anterior

Jovem é preso com mais de 1kg de maconha escondidas dentro de mala em Santiago

Operação para prender suspeito de matar PM santa-mariense deixa ao menos 10 mortos em Guarujá Próximo

Operação para prender suspeito de matar PM santa-mariense deixa ao menos 10 mortos em Guarujá

Polícia/Segurança