combate ao crime

Susepe faz a segunda revista geral na Penitenciária Estadual de Santa Maria e apreende facas, celulares e drogas

Susepe faz a segunda revista geral na Penitenciária Estadual de Santa Maria e apreende facas, celulares e drogas

Foto: Susepe (Divulgação)

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizou nesta terça-feira pela segunda vez na história, uma revista geral na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). Durante a revista, os agentes penitenciários apreenderam facas artesanais, cabos, baterias, carregadores, celulares e porções de drogas. As quantidades ao foram divulgadas. Ao todo, 110 policiais penais participaram da operação.

As revistas começaram nas primeiras horas da manhã, e se estenderam até a tarde. Todas as celas das quatro galerias que estão divididas em dois módulos foram vistoriadas em busca de irregularidades. Dois apenados, identificados como lideres de organizações criminosas, foram transferidos para outras casas prisionais que não tiveram a localização informada.

A ação teve como um dos objetivos coibir, prevenir crimes dentro e fora do sistema carcerário, como furtos, roubos e homicídios. Esses crimes são analisados pelo programa RS Seguro, do Governo do Estado. Segundo a Susepe, de janeiro a abril, já foram realizadas 141 operações nos estabelecimentos prisionais do Estado, um aumento de 182% em relação ao mesmo período do ano passado.
O superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz comemorou mais o resultado da operação.

- A realização de mais uma operação bem-sucedida está alinhada às ações planejadas no programa RS Seguro, que, por meio da integração entre as forças de segurança, tem o objetivo de reduzir os principais índices de criminalidade no Estado. Também demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido pela Polícia Penal, que tem seus grupos táticos como referências no País - aponta
Efetivo

A operação contou com a participação do Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes), do Grupo de Intervenção, do canil, da inteligência e teve apoio dos bombeiros. O diretor-geral, Sergio Dalcol, acompanhou a revista na unidade prisional.

Outra ação

Na segunda-feira, a Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) da Polícia Civil já havia cumprido mandado de busca e apreensão em pelos menos sete celas da Penitenciária Estadual de Santa Maria. Os policiais apreenderam 10 telefones celulares, baterias, carregadores, fones de ouvido e uma faca artesanal. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mortes caíram pela metade no trecho da Travessia Urbana após começo das obras em 2015 Anterior

Mortes caíram pela metade no trecho da Travessia Urbana após começo das obras em 2015

Soldado é baleado com tiro de fuzil em quartel de Cachoeira do Sul Próximo

Soldado é baleado com tiro de fuzil em quartel de Cachoeira do Sul

Polícia/Segurança