Foto: Rafael Menezes
Helicóptero do Batalhão de Aviação da Brigada Militar acompanhou a operação policial desta quarta-feira em Santa Maria
De acordo com o coronel Douglas da Rosa Soares, subcomandante-geral da Brigada Militar, os cinco homicídios no início deste ano em Santa Maria levaram a corporação a agir para "sufocar o tráfico de drogas" na cidade. Dos 66 homicídios de 2024, cerca de 80% tiveram relação com as disputados pelo tráfico de drogas.
- Estamos bastante preocupados e atuantes, e de maneira integrada vamos fazer frente a qualquer tipo de crime na região - afirmou o coronel, adiantando que haverá mais prisões em desdobramento à Operação Brush, desencadeada nesta quarta-feira (15) e que resultou na prisão de 19 suspeitos.
O coronel Douglas também informou que a Brigada reforçou o pelotão de choque de Santa Maria com mais 60 policiais, com foco na atuação contra os assassinatos e o tráfico. Os PMs estarão em atividade até fevereiro. Também participaram das ações desta quarta-feira o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Batalhão de Aviação (BavBM).
Novas aeronaves
Presente em Santa Maria para acompanhar a operação, ele reforçou que a cidade irá ganhar uma unidade aérea da Brigada Militar. Coronel Douglas não deu prazo, mas antecipou que o governo do Estado está adquirindo novas aeronaves para a Brigada Militar.
- À medida que essas aeronaves forem chegando, vamos nos articular, e essa é uma das demandas da Brigada Militar, para montar uma base do Batalhão de Aviação em Santa Maria, para melhorar a abrangência não só na cidade, mas em toda a região - informou.
Nesta quarta-feira, um helicóptero da BM deu suporte aéreo aos policiais durante a Operação Brush. A convite do comando da Brigada, o repórter de polícia do Grupo Diário Rafael Menezes acompanhou um dos sobrevoos.