Com cinco homicídios, começo de 2025 é o mais violento dos últimos anos em Santa Maria

Marcos Fonseca e Rafael Menezes

O ano de 2025 começou como o mais violento nos últimos cinco anos em Santa Maria. Em apenas cinco dias do Ano Novo, cinco pessoas foram assassinadas na cidade.

 
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 


As vítimas são quatro homens e uma mulher
. Na maioria dos casos, a polícia trabalha com suspeita de crimes ligados à disputa pelo tráfico de drogas no município.

 
O crime mais recente foi um triplo homicídio na madrugada de domingo (5), no Bairro Passo D’Areia. As três pessoas foram executadas a tiros por volta das 3h30min no interior de uma residência na Rua Paisandu. As vítimas foram identificadas como Andriel Silveira dos Santos, 24 anos, Raquel da Silva da Rosa, 34, e Bruno de Barros Borges, de 35 anos. Todos eram naturais de Santa Maria.

 
De acordo com a ocorrência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local e atestou o óbito das vítimas. A Brigada Militar isolou a área até a chegada das equipes das delegacias de Polícia de Pronto Atendimento e de Homicídios, que deram início às investigações.

 
No local do crime, foi encontrada uma grande quantidade de munição. No total, a polícia recolheu 29 estojos de munição 9 milímetros deflagradas, um cartucho de munição 9 mm intacto, 14 projéteis de arma deflagrados, além de uma câmera de vigilância, cocaína, R$ 59 e dois telefones celulares.

 
Os corpos das vítimas foram encaminhados para exame de necropsia. Até a publicação desta matéria, não havia informações sobre o sepultamento dos dois homens e da mulher.

 
Os outros dois homicídios aconteceram na virada do ano. Em menos de uma hora, dois homens foram mortos a tiros nos bairros Passo das Tropas e Juscelino Kubitschek. A Polícia Civil identificou as vítimas como Fábio Ferreira Rodrigues, 37 anos, e Paulo Roberto Gomes dos Santos, 40.

 
Rodrigues foi localizado caído ao lado de uma distribuidora de bebidas na Rua José Tavares, no Passo das Tropas, no distrito de Pains. Ele levou um tiro no lado esquerdo do peito. Durante a perícia, foram encontradas sete porções de cocaína e dinheiro no bolso da bermuda da vítima, que era natural de Gravataí.

 
Já Santos foi executado com 11 tiros na cabeça e na barriga na Rua Elvídio Azevedo, no Bairro Juscelino Kubitschek. A vítima, natural de Santa Maria, carregava 11 pinos de cocaína.

 
A Polícia Civil busca por imagens de câmeras de segurança e testemunhas que possam ajudar a elucidar os casos que aconteceram na madrugada de 1º de janeiro.


Investigação

Delegado de Homicídios Adriano de RossiFoto: Rafael Rintzel (Arquivo/Diário)


A motivação dos cinco crimes ainda é desconhecida, mas a polícia não descarta a possibilidade de envolvimento da maioria das vítimas com o tráfico de drogas. O delegado de Homicídios, Adriano De Rossi, afirma que apenas no caso do assassinato de Fábio Rodrigues, no Passo das Tropas, ainda não é possível apontar a motivação.

 
Nos outros, inclusive no triplo homicídio de domingo, os indícios apontam para a disputa pelo tráfico, fator que levou à maioria dos 66 assassinatos em Santa Maria em 2024. Cenário que preocupa as autoridades da segurança.

 
– Avaliamos com preocupação essa escalada (de homicídios), mas já estamos tomando as providências na tentativa de evitar novos homicídios – garante De Rossi.

 
Em menos de uma semana, Santa Maria já registra mais mortes do que em todo o mês de janeiro de 2022 e 2023, quando houve quatro crimes em cada ano. Confira no quadro abaixo.


Homicídios registrados em todo o mês de janeiro em Santa Maria desde 2020:

  • 2020: 6
  • 2021: 5
  • 2022: 4
  • 2023: 4
  • 2024: 7
  • 2025: 5 (até domingo 05/01/25)


Nova secretaria

Getúlio de Vargas, secretário de SegurançaFoto: Divulgação


Sem nem mesmo ter tido tempo para tomar posse do cargo, o novo secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas, já começa sua gestão com uma difícil missão. Segundo ele, a violência na cidade preocupa todos os santa-marienses, e será necessário tomar medidas em conjunto com os demais órgãos de segurança.

 
– Está incomodando, sim, e a gente terá de enfrentar de frente.


Neste momento, Vargas prefere ser cauteloso ao comentar sobre os crimes. A secretaria está ainda dando os primeiros passos, e ainda não tem um papel definido no ambiente da segurança pública, cuja atribuição sempre foi do governo do Estado.


O delegado aposentando da Polícia Federal e ex-vereador diz que, nesta semana, pretende começar a se reunir com os representantes da segurança, como Polícia Civil e Brigada Militar, para tomar ciência do mapa da criminalidade da cidade e traçar medidas conjuntas de enfrentamento à violência.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é detido com maconha no Bairro Passo D’areia em Santa Maria Anterior

Homem é detido com maconha no Bairro Passo D’areia em Santa Maria

Detenta morre após levar choque elétrico dentro de cela no Presídio Estadual de Cruz Alta Próximo

Detenta morre após levar choque elétrico dentro de cela no Presídio Estadual de Cruz Alta

Polícia/Segurança