Uma revista minuciosa em três alojamentos e uma galeria do Presídio Regional de Santa Maria, na manhã desta terça-feira, encontrou drogas, celulares e chips com apenadas. A operação, que envolveu 46 agentes (mulheres e homens) da Susepe e 56 policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar (BM), começou ás 6h e finalizou às 9h.
Até a publicação desta notícia, os materiais encontrados ainda estão sendo catalogados. As informações preliminares da assessoria da Susepe dão conta de que foram encontrados 31 celulares, 14 chips de telefone, 18 carregadores, 8 estoques (armas artesanais) e 32 buchas de substância semelhante à maconha, 4 pedras de crack e 2 buchas de substância semelhante à cocaína.
Conforme a assessoria, as presas foram retiradas dos alojamentos e revistadas sem roupas. As agentes e policiais encontraram 2 chips embaixo da língua de uma apenada, uma trouxa com droga entre a tarraxa do brinco e a orelha de outra detenta e um chip em meio ao cabelo de uma terceira presa. Depois da revista das apenadas, os pertences pessoais e estrutura da cela (camas, paredes, lajotas etc) foram olhados.
A última revista realizada no presídio feminino ocorreu em novembro de 2013. Segundo a assessoria de imprensa da Susepe, essa revista faz parte do cronograma. Mas, se houver denúncia ou desconfiança de alguma irregularidade, uma operação extra pode ser solicitada à Justiça e realizada fora do cronograma.
TV doada à Pesm continha 7 celulares dentro
Na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), onde apenas homens estão presos, também foram encontrados sete celulares. Os equipamentos estavam dentro e uma TV 14 polegadas que um familiar de preso levou para doação.
No último domingo, uma visitante foi flagrada na revista com 77 gramas de cocaína na vagina em uma revista íntima da Pesm.
"