Foto: Ariéli Ziegler/prefeitura de santa maria
Na manhã desta segunda-feira (19), representantes da prefeitura e da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) se reuniram com o Ministério Público do Estado (MPRS), com o objetivo de dar agilidade ao processo de construção do memorial às vítimas da boate Kiss. O encontro ocorreu no Itambé Palace Hotel.
Na ocasião, o fiscal do convênio do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), Potiberê Vieira de Carvalho, apresentou detalhes sobre o projeto para o memorial. O FRBL é presidido pelo MPRS. De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom, a revisão do projeto arquitetônico está sendo feita e, logo depois, será dado início ao projeto de engenharia. Na sequência, a licitação é feita e assim o serviço começa.
Além de debates sobre ajustes e prazos, foi formado o Grupo de Trabalho que vai acompanhar todo o andamento do processo do memorial.
Além do Chefe do Executivo, participaram da reunião o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez; os secretários de Administração e Gestão de Pessoas e auditora do município, Carolina Lisowski; de Cultura, Rose Carneiro; de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes; de Comunicação, Ramiro Guimarães; as adjuntas de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, Jéssica de Senne; e de Finanças, Thanise Azzolin dos Santos; entre outros servidores do município. Pela AVTSM estavam presentes o presidente da Associação e sobrevivente do incêndio, Gabriel Rovadoschi Barros, e o ex-presidente da entidade e pai de uma das vítimas, Flávio Silva.
O convênio
Em abril, o Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), classificou o projeto do Memorial às Vítimas da Kiss para receber recursos. A assinatura do convênio ocorreu em Santa Maria, em maio, durante a Feira do Livro.
Ao todo, o FRBL vai repassar R$ 4 milhões para a execução das obras do Memorial, que será instalado onde funcionava a casa noturna em Santa Maria. A prefeitura fará contrapartida de R$ 82.443,73 para o serviço.
Além disso, em 27 de janeiro, Pozzobom e Decimo assinaram termo de compromisso para a construção de memorial onde funcionava a Boate Kiss, durante as homenagens às vítimas e sobreviventes da tragédia, na Praça Saldanha Marinho.
Como será o memorial?
O projeto arquitetônico, que foi escolhido por meio de um concurso do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), prevê um jardim naturalista circular de flores e um auditório. Em sua volta, 242 pilares de madeira, cada um representando uma vítima da tragédia.