Ajustes e prazos

Representantes da AVTSM, prefeitura e MP se reúnem para dar agilidade à construção do memorial para as vítimas da Kiss

Representantes da AVTSM, prefeitura e MP se reúnem para dar agilidade à construção do memorial para as vítimas da Kiss

Foto: Ariéli Ziegler/prefeitura de santa maria

Na manhã desta segunda-feira (19), representantes da prefeitura e da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) se reuniram com o Ministério Público do Estado (MPRS), com o objetivo de dar agilidade ao processo de construção do memorial às vítimas da boate Kiss. O encontro ocorreu no Itambé Palace Hotel.


Na ocasião, o fiscal do convênio do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), Potiberê Vieira de Carvalho, apresentou detalhes sobre o projeto para o memorial. O FRBL é presidido pelo MPRS. De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom, a revisão do projeto arquitetônico está sendo feita e, logo depois, será dado início ao projeto de engenharia. Na sequência, a licitação é feita e assim o serviço começa.


Além de debates sobre ajustes e prazos, foi formado o Grupo de Trabalho que vai acompanhar todo o andamento do processo do memorial.


Além do Chefe do Executivo, participaram da reunião o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez; os secretários de Administração e Gestão de Pessoas e auditora do município, Carolina Lisowski; de Cultura, Rose Carneiro; de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes; de Comunicação, Ramiro Guimarães; as adjuntas de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, Jéssica de Senne; e de Finanças, Thanise Azzolin dos Santos; entre outros servidores do município. Pela AVTSM estavam presentes o presidente da Associação e sobrevivente do incêndio, Gabriel Rovadoschi Barros, e o ex-presidente da entidade e pai de uma das vítimas, Flávio Silva.


O convênio

Em abril, o Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), classificou o projeto do Memorial às Vítimas da Kiss para receber recursos. A assinatura do convênio ocorreu em Santa Maria, em maio, durante a Feira do Livro.


Ao todo, o FRBL vai repassar R$ 4 milhões para a execução das obras do Memorial, que será instalado onde funcionava a casa noturna em Santa Maria. A prefeitura fará contrapartida de R$ 82.443,73 para o serviço. 


Além disso, em 27 de janeiro, Pozzobom e Decimo assinaram termo de compromisso para a construção de memorial onde funcionava a Boate Kiss, durante as homenagens às vítimas e sobreviventes da tragédia, na Praça Saldanha Marinho. 


Como será o memorial?


O projeto arquitetônico, que foi escolhido por meio de um concurso do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), prevê um jardim naturalista circular de flores e um auditório. Em sua volta, 242 pilares de madeira, cada um representando uma vítima da tragédia. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem morre em colisão frontal na BR-392 em Caçapava do Sul Anterior

Homem morre em colisão frontal na BR-392 em Caçapava do Sul

VÍDEO: queda de avião de pequeno porte em lavoura da região deixa uma pessoa ferida Próximo

VÍDEO: queda de avião de pequeno porte em lavoura da região deixa uma pessoa ferida

Polícia/Segurança