Foto: Polícia Federal (Divulgação)
A Polícia Federal realizou, nesta segunda (8) e terça-feira (9), uma operação internacional voltada de combate ao tráfico de pessoas no Aeroporto Municipal de Santa Maria.
Denominada Operação "Chain", trata-se de uma operação internacional de larga escala coordenada pela Interpol, Europol, Frontex (Agência de Fronteiras da União Europeia), Áustria e Romênia, e ocorrerá até o dia 14 de maio. Dezenas de países foram convidados a participar conjuntamente da ação policial, que ocorre nas Américas, África, Europa e Ásia. Os países participantes atuarão no reforço do controle migratório em pontos determinados de suas fronteiras, na verificação dos locais de interesse, na troca de informações operacionais e de inteligência e na execução de operações relacionadas ao tráfico de pessoas e crimes conexos.
O foco da operação são os seguintes crimes: tráfico de pessoas com finalidade sexual, criminalidade forçada (quando pessoas são traficadas para cometerem crimes para organizações criminosas) e mendicância forçada; alvos considerados de elevada posição hierárquica em suas organizações; e o tráfico de crianças.
A Delegacia da Polícia Federal de Santa Maria está desenvolvendo ações junto ao aeroporto, como a verificação de documentações de viajantes, especialmente de menores de idade e seus acompanhantes e verificação de possíveis mandados de prisão em aberto para os viajantes. Também foram repassadas orientações aos funcionários do aeroporto sobre a análise de documentos dos viajantes e como denunciarem às autoridades possíveis casos de tráfico de pessoas e crimes correlatos.
Leia mais: