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Para evitar circulação de pessoas, Polícia Civil amplia atendimento pela Delegacia Online

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Foto: Polícia Civil (divulgação)

Para evitar o contato e a circulação de pessoas, a Polícia Civil gaúcha disponibilizou, desde a última sexta-feira, que praticamente todo o tipo de ocorrência possa ser registrado através da Delegacia Online (DOL), através da opção "ocorrência policial para fatos criminais em geral". A Instituição passou a registrar nos plantões de suas delegacias apenas casos que exijam a intervenção policial imediata, como homicídio, latrocínio, estupro, roubo, recuperação e devolução de veículos e violência doméstica. Além da nova ferramenta, criada em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), 29 fatos criminais específicos que já existiam na página permanecem disponíveis para registro.

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- É preciso conscientizar a população de que o trabalho da Polícia Civil não parará, mas que alguns serviços podem, sim, ser eficientes e atenciosos, mesmo quando não feitos em guichês de delegacias. Nesse momento, a intenção é diminuir o fluxo de pessoas nas ruas, e, pra isso, a DOL é um dos instrumentos mais eficazes oferecidos pela Polícia - afirma a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor.

PASSO A PASSO

  • Acesse o site da Delegacia Online, por meio de um computador, tablet ou smartphone.
  • Tenha em mãos documento de identidade ou CPF. Também é necessário endereço de e-mail válido.
  • Para outros fatos, preencha o formulário disponível na página. É nele que o cidadão irá narrar os fatos e contar, na sua versão, o que aconteceu. Já se o crime consta em uma das 29 opções específicas do site, o cidadão deve clicar no fato e seguir as instruções.
  • A partir do início do registro já será gerado um número de protocolo com 15 dígitos, possibilitando a continuidade do preenchimento em outro momento, sendo gerado, portanto, um rascunho antes da finalização. Esse protocolo será enviado por e-mail ou mensagem de celular (o SMS é gerado apenas para quem tem Login Cidadão RS).
  • Finalizado e enviado registro, é necessário aguardar a validação por parte da Polícia Civil para que o registro tenha validade.
  • Para acessar a ocorrência, basta consultar o protocolo no site da DOL. A partir daí, é possível visualizar a ocorrência por meio de um PDF - documento que tem a mesma validade do que seria entregue na Delegacia de Polícia.
  • Para imprimir a ocorrência, é preciso ter acesso a uma impressora.

ATENDIMENTO PRESENCIAL

O atendimento presencial segue para casos urgentes. Todos serão orientados à higienização com álcool em gel, que será fornecido pelo órgão, tão logo adentrem as delegacias. Em locais onde não houver barreira de vidro que separe o servidor do indivíduo, deverá ser adotada uma distância mínima 1,5 metros para atendimento.

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Os responsáveis pelas delegacias também estão orientados a evitar a entrada simultânea ou a aglomeração de pessoas, principalmente nos plantões.

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* com informações da Polícia Civil

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