investigação

Ordem para assassinato em Santiago veio de dentro da prisão, diz Polícia Civil

Ordem para assassinato em Santiago veio de dentro da prisão, diz Polícia Civil

Foto: Polícia Civil (Divulgação)

Um casal, suspeito de envolvimento no homicídio que vitimou Felipe Gonçalves Soares, 30 anos, em Santiago, foi alvo de uma ação da Polícia Civil nesta quarta-feira (31) em Charqueadas, Região Metropolitana. 

Soares foi morto com dois tiros na cabeça na noite do dia 11 de maio, na Rua João Aquino, Bairro Vista Alegre. Na época do crime, ele recém havia dado alta hospitalar, após permanecer internado por meses em Porto Alegre, devido a ferimentos de uma explosão de botijão de gás da qual foi vítima no mês de fevereiro.

Conforme a Polícia Civil, o crime foi motivado por questões relacionadas ao tráfico de drogas e o mandante seria um homem de 33 anos, apenado da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC) e natural de Santiago. Ele estava preso na época do crime.

A companheira do mandante, uma jovem de 20 anos, foi presa na manhã desta quarta-feira enquanto ia visitá-lo na penitenciária. Ela é suspeita de integrar a organização criminosa e ter participação ativa nas iniciativas ilícitas do parceiro. Segundo as investigações, na data do assassinato ela estava na cidade de Santiago.

Tanto a jovem quanto o preso foram alvos de mandado de prisão preventiva, cumprido por agentes da Delegacia de Polícia de Santiago. Após os procedimentos legais, a jovem foi conduzida ao sistema prisional.

A ação contou com o apoio do efetivo da Operação Hórus e da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) de Charqueadas. O inquérito instaurado para investigar o crime está em fase de conclusão, e deve ser remetido ao judiciário em até 10 dias.

Autor dos tiros foi detido um dia após o crime

Um adolescente de 17 anos, apontado como o executor do crime, foi apreendido no dia seguinte ao homicídio. Com ele foram recolhidos a arma utilizada na execução de Soares e uma porção de drogas. 

Ele havia sido apreendido dois dias antes do homicídio, após ser flagrado com uma pistola 9 milímetros, 14 munições, um revólver 38 com numeração raspada, porções de maconha, crack, cocaína embaladas para venda e uma quantia em dinheiro. Ele foi encaminhado ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santo Ângelo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após ser avistado atrapalhando o trânsito, jovem em surto agride policiais e é detido em São Pedro do Sul Anterior

Após ser avistado atrapalhando o trânsito, jovem em surto agride policiais e é detido em São Pedro do Sul

Jornalistas participam de palestra e treinamento com a Brigada Militar Próximo

Jornalistas participam de palestra e treinamento com a Brigada Militar

Polícia/Segurança