alerta

Nomes de professores da UFSM são usados em golpe aplicado por e-mail

18.398

O Gabinete do Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, informou que criminosos estão usando os nomes de professores da instituição para aplicar golpe por mensagens de e-mail. Os golpistas oferecem vagas para prestação de serviços temporários sem vínculo empregatício, para a realização de concursos e vestibulares utilizando como remetentes os nomes de docentes da instituição.

Segundo o reitor, professores de diferentes departamentos já tiveram os nomes usados pelos golpistas. Burmann disse que o alerta vale, também, para técnicos-administrativos em educação, estudantes e toda a comunidade acadêmica da UFSM. 

- A mensagem indica que os interessados serão contratados imediatamente mediante o depósito de um valor financeiro que oscila entre R$ 200 e R$ 500. São falsos esses pedidos. Essa comunicação é falsa. A UFSM não possui qualquer tipo de relação com essa oferta. Já estamos tomando as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos junto à Polícia Federal (PF) - alertou o reitor. 

Motorista morre horas depois de sofrer acidente na BR-392

Segundo Burmann, pelo menos 15 professores da instituição já tiveram seus nomes envolvidos no golpe, que também estaria sendo aplicado em docentes de outras instituições federais de ensino espalhadas pelo país. Em Santa Maria, alguns casos já foram, inclusive, relatados em forma de boletim de ocorrência junto à Polícia Civil. Para dar contornos de veracidade, o conteúdo do email falso invoca, inclusive, a chancela da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

O QUE DIZ O FALSO EMAIL 

No comunicado disparado pelos golpistas em nome de professores da UFSM, o texto informa que estão sendo oferecidas vagas para serem preenchidas opara os cargos de coordenadores e auxiliares para a prestação de serviços temporários em concursos e vestibulares. O falso comunicado também relata que não existe processo seletivo para o preenchimento das vagas e que a contratação dos profissionais é imediata. As contratações seriam para instituições em Belo Horizonte (MG), porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Rio de Janeiro (RJ), Cachoeira do Sul (RS) e São Paulo. 

Neste verão, fiscalização será ainda mais rigorosa contra aglomerações em Santa Maria

WHATSAPP CLONADO 

- Essa é uma época em que as instituições geralmente realizam seus concursos de ingresso e os golpistas estão de olho nesse momento. As pessoas precisam ficar atentas. Eu mesmo já tive meu WhatsApp clonado. Foram três dias de constrangimento em que os criminosos usaram o meu nome de forma indevida, pedindo dinheiro para os meus contatos. Fica o alerta. A internet é uma ferramenta espetacular, mas que em mãos erradas e usada de forma inadequada, causa problemas e constrangimentos - concluiu Burmann.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem é encontrado morto às margens de estrada em Santa Maria Anterior

Jovem é encontrado morto às margens de estrada em Santa Maria

Próximo

Motorista morre horas depois de sofrer acidente na BR-392

Polícia/Segurança