projeto inspira

Mães do Presídio Regional reencontram filhos

Camila Gonçalves

Foto: Divulgação (Polícia Federal)
Crianças e mães fizeram atividades recreativas em conjunto

Crianças e adolescentes, com idades entre 2 e 14 anos, puderam reencontrar as mães que cumprem pena em regime fechado, no Presídio Regional de Santa Maria, na tarde desta sexta-feira. O reencontro dos filhos com as mães foi uma iniciativa do Projeto Inpira, promovido por Polícia Federal, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil, da Brigada Militar, da Receita Federal e do Exército. Ao todo, 15 mães e 35 crianças participaram. Esta foi a 8ª edição do projeto, que promove momentos de convivência das apenadas com os filhos durante o ano. Muitos dos encontros acontecem fora do presídio, no Centro de Convivência e Treinamento da Polícia Federal, na Avenida Hélvio Basso.

VÍDEO + FOTOS: primeiro bloco da Casa do Estudante Indígena da UFSM é inaugurado

Uma tenda foi montada no pátio do presídio para a festa. A tarde teve recreação, proporcionada pelos alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A universidade também ofereceu atendimento odontológico aos pequenos. O "Xerifinho" , mascote da Polícia Federal, também animou os participantes e entregou presentes de Natal. Uma menina e um menino ganharam bicicletas usadas doadas pela empresa Fort Bike em um sorteio. As famílias ganharam salgados, bolos e refrigerantes, proporcionados por servidores da PF e Susepe.

As mães participantes são escolhidas a partir de critérios como bom comportamento. Segundo o delegado Getúlio de Vargas, da Polícia Federal, no ano que vem, a ideia é tentar ampliar o projeto para mães de outros municípios. A proposta é estender o direito às mães da Região, aproveitando que o cumprimento das penas outros sete municípios agora são vinculados à Vara de Execuções Criminais (VEC) Regional em Santa Maria.

- Como o Presídio Regional recebe muitas mães de fora de Santa Maria, queremos incluí-las e pensar numa forma de trazer os filhos delas de outros municípios para participar. Muitas delas só têm essa chance de ver os filhos - disse Vargas.

VÍDEO: Monique quer uma sapatilha para ir ao balé

O projeto teve início em abril de 2016 e é viabilizado por verbas de penas alternativas destinadas pela Vara das Execuções Criminais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Detento é assassinado no Presídio Regional de Santa Maria Anterior

Detento é assassinado no Presídio Regional de Santa Maria

Jovem morre depois de sofrer acidente no interior de Restinga Sêca Próximo

Jovem morre depois de sofrer acidente no interior de Restinga Sêca

Polícia/Segurança