O Lar Vila das Flores, em Santa Maria, foi furtado duas vezes apenas nesta semana: a primeira, na madrugada de domingo, e a segunda, na madrugada da terça-feira. Por isso, as atividades no local, que atende 75 crianças e adolescentes pobres e funciona por meio de doações, foram suspensas até sexta-feira.
Segundo a direção do lar, um ladrão teria entrado por uma pequena janela na lavanderia do imóvel, que fica no bairro Chácara das Flores. A escola possui alarmes, mas os dispositivos não dispararam na hora do furto.
Conforme Jussara Petri, diretora da instituição, restaram poucos alimentos. Foram levados feijão, leite em pó, óleo de cozinha e materiais de limpeza e de higiene das crianças, como sabonetes e pasta de dentes. Algumas salas do lar, inclusive o berçário e a parte administrativa, também foram revirados pelos bandidos.
A janela em que entraram é bem pequena. Depois que alguém entra, pode abrir a porta, que é com tranca. Levaram boa parte da comida. Era uma tristeza de ver. Hoje (terça-feira), quando me ligaram para contar, eu pensei: Até quando isso vai continuar acontecendo? lamenta a diretora.
Jussara ainda explica que, por conta da segurança, tanto dos funcionários quanto das crianças atendidas pelo lar, as atividades estão suspensas até a sexta-feira, quando a comunidade deve organizar um protesto pedindo mais segurança.
A gente pede doações durante o dia e, durante a noite, levam tudo. Quem puder ajudar, que nos ajude. Agora, nossa prioridade é a segurança. Na semana passada, foram feitas doações e conseguimos pagar os funcionários porque não sei se iríamos ter dinheiro para pagar explica a diretora.
Jussara ainda conta que, nos próximos dias, mesmo sem atividades para as cerca de 75 crianças e adolescentes, os funcionários irão trabalhar para organizar o local.
Para ajudar
O Lar Vila das Flores é custeado apenas por doações. Quem quiser ajudar, pode ligar para o número (55) 3222-5443. As doações também podem ser entregues na Rua Adolfo Ungaretti, 50, bairro Chácara das Flores.