sob custódia

Homem que atirou contra PM está no hospital e será preso em flagrante

da redação

Fotos: Airton Cardoso (arquivo pessoal) e Brigada Militar
Homem foi capturado horas depois do assalto

O homem que atirou contra um policial militar durante um assalto, na manhã desta quarta-feira, foi autuado em flagrante por roubo qualificado pela Polícia Civil. Ele está internado no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) sob custódia e deve ser encaminhado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) quando tiver alta do hospital. Como ele foi atingido por um tiro na nádega, precisou ser hospitalizado. 

De acordo com o delegado Marcos Ribeiro, plantonista da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), uma das vítimas, que é de Santiago, anunciou a venda de uma caminhonete Hilux na internet. O suspeito se passou por um possível comprador e os dois combinaram de se encontrar na BR-287, no Bairro Tancredo Neves, para que o suposto comprador visse o veículo. O vendedor, que veio de Santiago junto de um amigo, fez o combinado. Ele recebeu por WhatsApp uma mensagem onde o suspeito dizia que estava com o carro estragado e não chegaria ali, pedindo que o dono da caminhonete se dirigisse a um determinado endereço, onde aconteceu o assalto. 

- Quando eles chegaram na casa onde ele tinha dado o endereço, o santiaguense chegou a perguntar se ali morava o fulano de tal. Então, ele foi informado de que não tinha ninguém com esse nome naquela casa. Nesse instante, o assaltante atacou eles - explica o delegado. 

O policial militar, que estava em sua casa em horário de folga, localizada na mesma rua onde ocorreu o assalto, ao perceber a situação, orientou que sua mulher ligasse para o 190 para avisar sobre o crime e pedir reforços. Enquanto isso, ele saiu de sua casa, foi até o local onde ocorria o roubo para intervir. Foi nesse momento que o PM foi atingido na coxa direita. O policial teria revidado, momento em que o assaltante também teria sido atingido. Ele conseguiu fugir com celular e pertences do dono da caminhonete. 

FUGA E CAPTURA
De acordo com o major Paulo Antonio Flores, comandante do 2º Batalhão de Operações Especiais (2º BOE), onde o PM é lotado, o suspeito chegou a render um caminhoneiro durante a fuga em direção à localidade de Passo dos Ferreira. Depois, ele abandonou o caminhoneiro e fugiu a pé, pelo mato. Guarnições da Brigada Militar, que já tinham sido acionadas pela esposa do PM baleado, deram início a buscas por ele. Ele foi capturado por volta das 15h desta quarta-feira no interior do município. 

O suspeito, conforme o delegado Ribeiro, já tem antecedentes por roubo e uma condenação a regime semiaberto. A arma usada por ele no assalto, um revólver de calibre 38, foi apreendida. 

O policial militar segue no Hospital de Caridade, onde se recupera de uma cirurgia, e seu estado não é grave, conforme informou o comandante do 2º BOE: 

- Policial militar é um servidor que é treinado para sempre estar em prontidão, em condições de atuar. Nós temos o dever de enfrentar situações que outras pessoas não têm o mesmo dever. É dever de um policial militar tomar algum tipo de providência e o servidor estava investido do dever policial, da ética, moral, ajudara comunidade, apoiar o cidadão. Infelizmente, ele foi ferido, mas nada muito grave. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

OPINIÃO: feminicídios e abusos sexuais, uma dura realidade Anterior

OPINIÃO: feminicídios e abusos sexuais, uma dura realidade

Santa-mariense assume presidência da Associação do Ministério Público Próximo

Santa-mariense assume presidência da Associação do Ministério Público

Polícia/Segurança