incêndio na capital

Equipe do canil dos bombeiros de Santa Maria ajuda nas buscas por colegas desaparecidos

Foto: governo RS

Uma equipe do canil do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Santa Maria ajuda nas buscas pelos dois bombeiros desaparecidos nos escombros do prédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) em Porto Alegre. Os cães Molly e Guapo estão trabalhando junto com o soldado Estefânio, o sargento Brum e o soldado Machado para encontrar o tenente Deroci de Almeida da Costa e do sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, que trabalhavam no combate ao incêndio quando desapareceram.  

Leia também: 

Dois bombeiros seguem desaparecidos após incêndio em prédio da Segurança Pública
Incêndio consome prédio da Secretaria da Segurança Pública em Porto Alegre

Segundo informações da SSP, até o meio da tarde desta quinta-feira, militares do CBMRS trabalham nas buscas dos dois bombeiros desaparecidos, mantendo acesa a esperança de resgatá-los ainda com vida. Pelo menos 10 bombeiros da Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS) e 5 binômios (homem e cão de busca), oriundos da própria CEBS e do 4º BBM, de Santa Maria, atuam no local enquanto as guarnições de combate a incêndio continuam no local realizando o rescaldo. Até o meio d atarde, eles não haviam sido encontrados. 

O trabalho foi dividido em duas equipes, em um primeiro momento, três binômios do Cebs fazem buscas em uma área delimitada. Assim que os animais apresentarem um cansaço, os dois binômios de Santa Maria assumem as buscas e assim vai se dar o revezamento. Para o cão treinado, o trabalho de busca é uma brincadeira e logo ele pode cansar ou achar chata, se não achar seu brinquedo. 

COMO FOI 

De acordo com o governador do Estado Eduardo Leite, o incêndio no prédio que abrange serviços administrativos da SSP e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen), começou na noite de quarta-feira e às 21h39min os bombeiros foram acionados. As primeiras guarnições a atender a ocorrência chegaram ao local em um intervalo de três a quatro minutos após o chamado. No total, mais de 70 pessoas entre bombeiros civis e bombeiros voluntários atuaram para combater as chamas. Um grupo de 40 a 50 servidores que trabalham no turno da noite estava no prédio quando as chamas começaram, e todos conseguiram deixar o imóvel.

COMANDANTE FALA SOBRE O TRABALHO

O Coronel César Eduardo Bonfanti, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, participou da coletiva e lamentou o ocorrido e disse que equipes especializadas em busca e salvamento já estão no prédio procurando pelos servidores. Um deles é o 1º tenente Deroci de Almeida da Costa e foi um dos primeiros a chegar no local. Ele estava comandando a guarnição de modo temporário até que o superior da equipe chegasse ao incêndio. O outro bombeiro desaparecido é o 2º sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, que estava de folga na noite de quarta-feira, mas chegou ao local de forma voluntária para ajudar os colegas no combate às chamas. O incêndio começou no quarto pavimento, onde funciona a Susepe.

- Chegamos já no quarto pavimento, que tinha um incêndio de grandes proporções, trabalhamos no evacuamento, para salvar a vida das pessoas. Quando o reforço chegou, já estávamos combatendo o incêndio no pavimento. Tivemos dificuldade pela característica do incêndio, e as outras guarnições chegaram e combateram o fogo externo. Essa dificuldade é característica de todos incêndios de grandes proporções, em todo o mundo, especialmente em prédios elevados - explicou Bonfanti.

Segundo o comandante, o foco segue na busca dos servidores. A qualquer momento, equipes com cães de busca vão entrar no prédio para intensificar o trabalho de procura pelos dois servidores:

- Nós já acessamos o prédio, já acessamos desde as primeiras horas da manhã. Estamos com as buscas especializadas neste tipo de ocorrência. Assim que tivermos condições, teremos equipes com cães especializados na busca de pessoas vivas e de pessoas mortas. Temos quatro equipes especializadas. Esperamos encontrar os nossos servidores com vida a qualquer momento.

INVESTIGAÇÃO BUSCA ORIGEM DO INCÊNDIO

O incêndio, por enquanto, não há indícios de ser criminoso, mas a Polícia Civil segue investigando e já instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da origem das chamas. Uma sindicância também vai apurar a origem do incêndio no âmbito civil.

- O foco, neste momento, está na busca pelos servidores e no lado da segurança pública estamos trabalhando para que os serviços tenham continuidade. A segurança pública continua firme e operante - garantiu o governador.

IGP, Susepe e Detran mantinham parte de suas operações dentro do prédio. O telefone 190 e o monitoramento de câmeras e também de tornozeleiras eletrônicas estão realocados para continuar em funcionamento de outro prédio. O 190 já foi restabelecido e desde a madrugada voltou a operar no Estado.

PPCI DO PRÉDIO

De acordo com Leite, o prédio tinha um Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) aprovado e em processo de expansão, o que não "garante que não tenham incêndios". O plano de expansão previa seis meses de execução de obras, e estava no segundo mês. Detalhes sobre PPCI serão apurados junto da empresa responsável pela obra, para serem repassadas à imprensa, disse o governador.

Nesta manhã, o IGP e a defesa civil trabalham na avaliação da estrutura do prédio e, conforme o resultado, o trânsito no entorno poderá ser normalizado.

SERVIÇOS

Todos serviços da Susepe estão ativos, segundo a Susepe. O serviço de monitoramento de tornozeleiras eletrônicas não parou, apenas teve a central transferida para outro endereço. A emissão de alvarás de soltura e informações novas para recolhimentos de presos não foram afetados. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Seguem as buscas aos bombeiros desaparecidos com reforço de equipe e ajuda de cães farejadores

Homem é encontrado morto em Rosário do Sul Próximo

Homem é encontrado morto em Rosário do Sul

Polícia/Segurança