no estado

Empresas podem destinar parte dos impostos na segurança pública

Da redação

Foto: Luiz Chaves (Palácio Piratini/ divulgação)
Regulamentação da lei foi na manhã desta terça-feira

O governador do Estado, José Ivo Sartori (MDB) assinou, na manhã desta terça-feira, o decreto que regulamenta a Lei de de Incentivo à Segurança Pública, aprovada em agosto pela Assembleia Legislativa e sancionada em setembro. A lei prevê que a busca de recursos junto da iniciativa privada na compra de equipamentos para a segurança pública. 

De acordo com a proposta, as empresas poderão destinar até 5% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a compensação de valores destinados ao aparelhamento da segurança pública como "veículos, armamentos, munições, capacetes, coletes balísticos, rádios comunicadores, equipamentos de rastreamento, de informática, bloqueadores de celular, câmeras e centrais de videomonitoramento". 

27 pessoas são presas durante operação em bairro de Santiago

De acordo com a matéria, as instituições estaduais de segurança pública vão formular os projetos, que passam pelo aval de um Conselho Técnico e da  Secretaria Estadual de Segurança, e se aprovados, poderão captar recursos junto das instituições. A lei prevê, ainda, que a captação de recursos não ultrapasse 0,8% do total arrecado pelo ICMS. 

Além disso, os doadores terão de repassar mais 10% do valor compensado ao Fundo Comunitário Pró-Segurança, criado em janeiro deste ano, para direcionar os recursos para projetos de prevenção primária, como na erradicação das drogas, inclusão social, formação e desenvolvimento do indivíduo, criação de uma cultura da paz, entre outros.

O Rio Grande do Sul é pioneiro com a regulamentação de uma lei como essa: 

- Em um país onde a insegurança se constitui em uma tragédia, não existe nenhuma verba constitucionalmente determinada para a Segurança Pública, como existe para a Saúde e para a Educação, por exemplo. Além disso, temos leis de apoio e incentivo ao Esporte, à Assistência Social e à Cultura, mas até hoje não tínhamos uma lei de incentivo à Segurança Pública. Essa é a primeira lei e servirá de exemplo - disse Cezar Schirmer durante a reunião de regulamentação, secretário estadual de Segurança Pública. 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Dois foragidos são presos em Santa Maria

27 pessoas são presas durante operação em bairro de Santiago Próximo

27 pessoas são presas durante operação em bairro de Santiago

Polícia/Segurança