Em Santa Maria, telefone 153 do Ciosp serve como alternativa para comunicar emergências

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp) reforçou nesta segunda-feira (2) que os telefones 190, da Brigada Militar, e o 193, dos Bombeiros, estão inoperantes no município. O tridígito 153 segue disponível durante as 24 horas do dia e serve como canal para solicitar ajuda em caso de acidentes e emergências.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


— Em razão do 193 e do 190 estarem inoperantes, por motivo de força maior, foi disponibilizado o 153 aqui do município. Toda e qualquer emergência pode ser comunicada pelo número do 153, que repassamos para a Brigada Militar e/ou para os Bombeiros, conforme cada caso. A gente pede que a população tenha paciência. Caso não consiga contato, também é possível tentar os números alternativos de cada corporação — explica o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes.


O problema na telefonia foi causado por um rompimento de fibra óptica ainda na sexta-feira (29), e que é considerado um problema “massivo” – termo do ramo das telecomunicações que caracteriza uma falha de grande porte, que afeta a conectividade de uma determinada região.


Até o momento não há previsão para o sinal ser restabelecido. A Oi, operadora responsável pelas linhas telefônicas dos serviços de emergência em Santa Maria, foi acionada e está atualmente trabalhando para restabelecer o sinal, o que pode levar dias.


O 191, da Polícia Rodoviária Federal; o 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o 197, da Polícia Civil, não foram afetados.


Em caso de emergência, ligue:

• Ciosp: 153
• Brigada Militar: (55) 3217-8198 (fixo) ou (55) 99939-0190 (somente WhatsApp)
• Bombeiros: (55) 9 8454 5968 (Ligação e WhatsApp)



*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é morto a facadas após agredir a companheira Anterior

Homem é morto a facadas após agredir a companheira

Brigada Militar registra 8,8 mil prisões em setembro Próximo

Brigada Militar registra 8,8 mil prisões em setembro

Polícia/Segurança