
Foto: Rafael Menezes BD, 22/08/2024)
Delegado Marcelo Arigony está à frente das investigações da DPHPP de Santa Maria
Ao completar os primeiros 100 dias de 2024, nesta quarta-feira (10), a Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Santa Maria, comandada pelo delegado Marcelo Mendes Arigony, apresentou um balanço das operações e resultados alcançados durante esse período. Mais de 30 suspeitos de crimes foram capturados somente neste ano, assegurando a elucidação da maioria dos crimes contra a vida no município.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Desde o início do ano até o dia 9, a DPHPP registrou um total de 24 homicídios e duas mortes em confronto com a Brigada Militar, ressaltando a complexidade e a urgência do trabalho desempenhado pela delegacia para a resolução dessas 26 mortes.
A maioria das vítimas de crimes contra a vida neste ano no município era do sexo masculino: 23. Três mulheres foram assassinadas, mas em nenhum dos casos a polícia investiga como feminicídio. Entre as vítimas, está uma adolescente de 17 anos, morta a tiros junto da irmã, de 23 anos, em 21 de janeiro em uma casa do Bairro Carolina.
O delegado enfatiza que esse expressivo número de prisões e internações contribui significativamente para um índice de elucidação dos casos superior a 90%, o que reflete o "compromisso da delegacia em levar os responsáveis pela violência à Justiça e garantir a segurança da comunidade de Santa Maria".
— Os números demonstram a eficiência e a determinação da equipe da DPHPP em localizar e prender os suspeitos envolvidos nos crimes investigados — afirma Arigony.
O delegado ressalta que, dos 55 assassinatos de 2023, apenas dois ainda não estão esclarecidos. A meta, em 2024, é chegar ao final deste primeiro semestre com todos os crimes solucionados.
— Diante dos desafios enfrentados e dos resultados obtidos nos primeiros 100 dias de gestão, a Delegacia de Homicídios reitera seu compromisso em continuar trabalhando incansavelmente na investigação e prevenção de crimes contra a vida, buscando promover a paz e a segurança em Santa Maria — assegura Marcelo Arigony, que não divulga maiores detalhes para não prejudicar as investigações.
Entre as ações mais significativas realizadas pela equipe nos 100 dias, destacam-se:
- 95 mandados de busca e apreensão cumpridos, visando desarticular grupos criminosos e apreender armas e drogas que possam estar relacionadas aos casos de homicídios.
- 32 capturas, sendo 26 prisões e seis adolescentes internados
Dos 26 homicídios de 2024
- 23 já têm autoria apontada pela Polícia Civil
- 3 ainda dependem de maiores indícios para apontar os envolvidos
Leia mais:
- Suspeitos de matarem homem a tiros em Santa Maria são alvo de operação da Polícia Civil
- Sete pessoas são presas suspeitas de cometer homicídios em Santa Maria
- Polícia Civil prende suspeitos de envolvimento em homicídios em Santa Maria
- Polícia Civil prende dois homens em investigações de tentativas de homicídio praticadas em fevereiro
- Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio no Bairro Urlândia em Santa Maria
- Adolescentes de 17 e 16 anos são apreendidos suspeitos de envolvimento em homicídio em Santa Maria