segurança da mulher

Delegacia da Mulher de Santa Maria ganha sala de mediação de conflitos

O secretário da Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, participou, ontem, do ato de inauguração do Núcleo de Mediação da Polícia Civil (PC). O espaço foi instalado na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), na Rua Duque de Caxias, 1169. A iniciativa faz parte do programa Mediar, da Polícia Civil, que tem o objetivo de resolver conflitos entre as partes envolvidas na ocorrência policial.

BM de Santa Maria recebe oito novas viaturas

Uma sala foi reformada e equipada com recursos do Ministério Público do Trabalho. Dois policiais civis foram treinados para mediar diálogos entre as partes, especialmente em casos de questões patrimoniais e guarda de filhos. Alunos e professores da Faculdade Palotina (Fapas) também assistirão a população por meio de convênio da Polícia Civil com a instituição, sob a supervisão dos policiais.

A delegada titular da Deam, Débora Dias, explica que a intervenção tem sido exitosa em outras cidades onde foi implantada.

- É instaurado o procedimento em âmbito policial, os mediadores auxiliam as partes a resolver o problema e o processo é encaminhado à justiça com uma solução. Desta forma estes casos são resolvidos sem intervenção do direito penal direto.

Armas de uso restrito foram usadas em 16 homicídios desde o ano passado

Os casos que se encaixam no serviço são aqueles que não representam risco físico ou mental para a mulher. O serviço também não se enquadra quanto a vítima está sob medida protetiva.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mulher é atropelada na BR-158 em Santa Maria

Próximo

Três fogem do presídio de Santiago na madrugada desta sexta

Polícia/Segurança