Segurança

Consepro é instalado em Santa Maria


Foto: Renan Mattos (Diário)
Entidade pretende auxiliar a polícia

Santa Maria já conta com a atuação do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), entidade privada sem fins lucrativos que tem a função de auxiliar os órgãos de segurança pública com auxílio financeiro na compra de equipamentos, conserto de viaturas e intermediação da sociedade civil com a esfera pública na busca de mais policiamento ou outras questões da área. O lançamento do Consepro, que funcionará na sede da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), ocorreu nesta quarta-feira, em uma reunião-almoço no Hotel Itaimbé com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer.

Jovem é preso com mais de 10 quilos de crack e cocaína em Santa Maria

A criação e a manutenção do Consepro era uma das contrapartidas previstas no termo de cooperação assinado entre a prefeitura de Santa Maria e o governo do Estado, com a finalidade de que a cidade aderisse ao Sistema Integrado de Segurança (SIM). O presidente do Consepro, Luiz Fernando Pacheco, disse que a entidade vem para auxiliar a polícia em ações pontuais (veja no quadro quem compõe a diretoria).

_ Sabemos que o conserto de uma viatura, às vezes, não tem um custo alto, mas, se as forças policiais precisam esperar para fazer o pedido ao Estado, a demora para a liberação do recurso é grande. A sociedade organizada na forma de entidades, como o Consepro, é capaz de auxiliar nessas demandas _ disse o presidente.

Entre as ações destacadas por ele, estão o chamamento de todos os candidatos do cadastro reserva do concurso da Brigada Militar e dos bombeiros.

Ao final do evento, candidatos do concurso para agente penitenciário da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) aproveitaram a presença do secretário Schirmer para protestar na saída do hotel.

Dupla é detida após assalto a pedestres com máscaras de filme de terror

Indicadores de segurança
Durante o lançamento do Consepro, Schirmer apresentou os indicadores de segurança de Santa Maria, referentes ao primeiro quadrimestre de 2018 comparados com o mesmo período do ano passado. A apresentação foi uma prévia, já que os números serão divulgados oficialmente pelo governo do Estado nesta sexta-feira. 

Um dos dados apresentados pelo secretário refere-se à queda no número de homicídios dolosos (com intenção de matar) na cidade. Esse tipo de crime, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), diminuiu 42%, números de janeiro a abril de 2018 em comparação com o mesmo período de 2017.

De acordo com Schirmer, a diminuição dos índices só será possível quando forem feitas ações integradas entre Estado, municípios e Consepros.

_ Temos 23 mil pessoas para fazer a segurança de 11 milhões de gaúchos. É impossível fazer essa mágica sem inteligência, integração e tecnologia _ disse o secretário.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Criminosos explodem caixas eletrônicos em Santana da Boa Vista

Dupla-Sena e Timemania acumulam e podem pagar mais de R$ 4,9 milhões nesta quinta Próximo

Dupla-Sena e Timemania acumulam e podem pagar mais de R$ 4,9 milhões nesta quinta

Polícia/Segurança