Camobi

Brigada Militar lança segunda edição da Operação Férias Tranquilas

Camila Gonçalves


Operação aposta na aproximação com a comunidade para o combate à violência/Foto: Charles Guerra (Diário)

Moradores de Camobi que vão deixar suas casas para o período de veraneio ou para aproveitar as férias fora da cidade poderão contar com uma segurança extra. Foi lançada hoje a segunda edição da Operação Férias Tranquilas, realizada pelo 3º Esquadrão da Brigada Militar em conjunto com a Associação Camobi Segura, parceria público-privada formada por órgãos de segurança, empresas e comunidade. A partir desta segunda-feira, 18 de dezembro, uma dupla de PMs fará a ronda, de viatura ou com motocicletas, pelos endereços cadastrados por moradores de Camobi e deixará um cupom com o registro da hora e da data em que esteve no local.  

Quadrilha explode agência de banco em Quevedos

O ato de lançamento aconteceu em um antigo posto de gasolina na Faixa Velha de Camobi, esquina com a Rua João Bosco Burnier. De acordo com o comandante do 3º Esquadrão da Brigada Militar, capitão Alexandre Pires Lacerda, além de direcionar o policiamento para os locais que estão sob o risco de arrombamento, a Brigada Militar leva a ronda a ruas onde o policiamento não costuma passar.

No ano passado, houve redução de 60% dos furtos, danos e arrombamentos em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Brigada Militar. A empresária Marlei Rigo de Lima, 53 anos, que também é membro da Associação, participou da operação no ano passado. A loja de roupas dela já foi assaltada três vezes, à mão armada, antes da criação da Associação Camobi Segura. O local também ficará protegido quando ela sair de férias.

- A gente sabe que a criminalidade, em geral, aumentou, mas eu não fui mais assaltada. Eu tenho segurança privada, mas essa aproximação da Brigada com a comunidade deixou o bairro mais seguro. Saí por uma semana, em dezembro do ano passado, e por duas semanas, em fevereiro deste ano, e sabia que minha casa e a loja estavam em boas mãos _ conta Marlei.

Santa Maria adere a Sistema de Segurança Integrada

O soldado Diego Francisco Farias Garin foi um dos policiais escalados para a operação no ano passado e vai voltar a vigiar as residências neste verão. Ele lembra que não só os moradores que estão viajando serão beneficiados:

- Ao fazer a ronda na casa da pessoa inscrita, checamos se o portão foi forçado, se há algo diferente no local e, ao mesmo tempo, estaremos realizando o policiamento por toda a rua. Assim, há, na verdade, maior abrangência do que o número de pessoas cadastradas.

Operação Férias Tranquilas 

  • Como funciona - Enquanto o cidadão está viajando, a Brigada Militar faz visitas diárias em horários alternados na residência das pessoas cadastradas a fim de prevenir que o patrimônio seja alvo de furto
  • Como participar - O interessado deve ser morador de Camobi e ir até o quartel da Brigada Militar no bairro, na Rua Erli de Almeida, junto à rótula da UFSM, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h30min, e fazer o cadastro
  • Quando - A operação começa no dia 18 de dezembro e vai até 1º de março de 2018


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Detentas do Presídio Regional comemoram o Natal perto dos filhos Anterior

Detentas do Presídio Regional comemoram o Natal perto dos filhos

Quadrilha explode agência de banco em Quevedos Próximo

Quadrilha explode agência de banco em Quevedos

Polícia/Segurança