contatos Assine
segurança

Santa Maria adere a Sistema de Segurança Integrada

14 Dezembro 2017 18:17:00

Programa prevê cooperação entre os órgãos de segurança nas esferas estadual e municipal

Camila Gonçalves


Foto: Fernanda Ramos (Diário)/Guarda Municipal e Brigada Militar já atua em conjunto em eventos como a Calourada Segura

Santa Maria, agora, inclui o grupo dos 174 municípios gaúchos que integram parte do Sistema de Segurança Integrada (SIM/RS). O ato de assinatura de adesão aconteceu na quarta-feira, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O sistema prevê uma relação mútua de cooperação entre os órgãos de segurança nas esferas estadual e municipal em ações de prevenção, inteligência, capacitação, integração de tecnologias, ressocialização de apenados e Consepros, conselhos formados pela sociedade civil que apoiam as instituições de segurança pública.

Polícia investiga ossada humana encontrada em Rosário do Sul 

Um exemplo prático do que prevê o convênio é a integração de câmeras de videomonitoramento em centrais regionais, que seriam operadas por mão de obra estadual. O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobon, destaca o cercamento eletrônico da cidade como principal projeto com esse modelo de integração entre órgãos. O prefeito diz que 60% do projeto está concluído e que depende de questões técnicas e financeiras para a concretização.

O secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, explicou que o SIM não prevê investimentos do Estado:

_ O que vamos fazer é envolver todos os órgãos em uma política de cooperação. Como há escassez de recursos financeiros e humanos, mais uma razão para formalizar essa cooperação. Isso não envolve recursos, envolve a soma de instituições que vão trabalhar na mesma direção.


Conforme o prefeito de Santa Maria, o que muda na segurança pública com a assinatura do convênio é a formalização do que já estava sendo desenvolvido na cidade, como a operação realizada ontem no centro da cidade com atuação da Guarda Municipal e Brigada Militar.

_ A segurança é uma área crucial para Santa Maria. Depois da saúde, é o primeiro local que procuramos investir. Por isso, já começamos ações integradas entre a Guarda Municipal de Santa Maria e a Brigada Militar. Já fizemos operações conjuntas na Calourada Segura e na Romaria. A Guarda também teve um treinamento para uso de motocicletas com a colaboração da Brigada Militar. Teremos mais treinamentos sem custo para a prefeitura, otimizando a estrutura que o Estado mantém.

Segundo Schirmer, o SIM já funciona experimentalmente em Porto Alegre, desde março deste ano, e já reduziu os índices de homicídios em 18%, de latrocínios em 60% e de assaltos em 40%. 

mais sobre:

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249