Nova Santa Marta

As mortes do tráfico em Santa Maria

"

Janeiro chegou ao fim. Mas o que parece estar longe de terminar são as cenas de barbárie em que a comunidade da Nova Santa Marta está sendo obrigada a presenciar. Até ontem, Santa Maria havia contabilizado nove homicídios, sendo que três deles aconteceram no bairro da região oeste.

Leia também
Uma guerra que mata inocentes
Telefones na prisão são problema
Meninos e meninas nos braços do tráfico
'Está ficando perigoso ser atingida por bala perdida'

Mas o que a morte de dois jovens após uma briga e a execução de um pai na frente do filho de 11 anos têm em comum? Para a polícia e a própria comunidade, o fator desencadeador dos crimes é o tráfico de drogas.

No caso mais recente, registrado no bairro, em 28 de janeiro, o preso do regime semiaberto Dionas Diago da Silveira Lopes, 34 anos, foi executado com quatro tiros. Lopes foi baleado em frente à casa onde morava na Rua Terezinha Werner, na Vila Pôr do Sol, por volta das 10h. Ele estava acompanhado do filho de 11 anos. Um Corolla preto teria passado e um tripulante efetuado disparos. O menino correu para dentro da residência logo após os primeiros tiros.

A explicação da polícia para a execução seria uma ajuda a outro preso. No mesmo dia em que foi morto, Lopes teria dado carona a um detento que passou do regime fechado para o semiaberto. O apenado, um desafeto de uma facção conhecida como a "Turma dos Cebolas", seria o alvo.

Sem hesitar, poilicial afirma que 95% dos homicídios estão ligados ao tráfico

Antes disso, em 4 de janeiro, Neverton Lima de Moura, 24 anos, e Eduardo dos Santos Palmieri, 23, foram executados com tiros na cabeça. O duplo homicídio aconteceu após uma briga, na Rua 17, na Vila Alto da Boa Vista. Segundo a Brigada Militar, Moura estava em liberdade condicional (respondia por assalto), e Palmieri cumpria pena por um homicídio cometido em 2008 e estava no regime semiaberto.

Conforme a 2ª Delegacia de Polícia Civil (2ª DP), a investigação do caso já foi concluída e remetida à Justiça. O autor do crime, um homem de 34 anos, foi indiciado por duplo homicídio. Ele está foragido.
_ Dos homicídios registrados do Natal até o início deste ano, 95% foram a mando de facções ligadas ao tráfico de drogas na cidade. Os motivos são dois: dívida ou disputa por território _ afirma um investigador de outra delegacia, que confirma a teoria de que boa parte do tráfico é comandanda da cadeia.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vídeo mostra policiais arrastando homem no centro de Santa Maria

Próximo

'Está ficando perigoso ser atingida por bala perdida'

Polícia/Segurança