combate à violência

'As ligações são sigilosas', diz responsável pela Patrulha Maria da Penha em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Rodrigo Nenê (Diário)

Em Santa Maria, três bairros concentram até 40% dos números de violência doméstica, dentro do contexto da Lei Maria da Penha. A informação é do capitão da Brigada Militar Rodrigo Fontoura de Oliveira, comandante do 2° Esquadrão do 1º RPMon, que foi o entrevistado do programa Direto da Redação da TV Diário e nas redes sociais na tarde de terça-feira. Segundo Rodrigo, em função da pandemia, houve um aumento de 20% nestas ocorrências no trimestre de julho, agosto e setembro, em relação a 2019.

VÍDEO: após mais de duas horas, buscas por dentista desaparecida são interrompidas

Os maiores índices da violência dentro de casa em Santa Maria estão concentrados nos bairros Salgado Filho, Camobi e Juscelino Kubitchek. Conforme o capitão, que é o responsável pela segurança nas regiões sul e oeste da cidade, este tipo de ocorrência está presente em todas as classes sociais. Geralmente acontecem mais aos finais de semana, entre a sexta-feira à noite e o domingo, quando ocorre o pico. E estão relacionadas ao consumo de álcool e drogas majoritariamente.

Empresário de Santa Maria estava em carro que caiu de ponte e segue hospitalizado

DUAS PATRULHAS
De acordo com o capitão, os números forçaram a Brigada Militar em Santa Maria a reforçar o efetivo para acompanhar as ocorrências de Maria da Penha. Agora são duas patrulhas nas ruas, em todos os bairros da cidade. Antes era uma patrulha composta por um policial e uma policial. Além deles, há também um servidor militar que faz o serviço administrativo. Só no último sábado, foram seis ocorrências entre às 9h da manhã às 18h. Informações sobre violência doméstica podem ser feitas pelo telefone 190.

Morre a médica dermatologista santa-mariense Sonia Isaia aos 68 anos

- As ligações são sigilosas, garante o militar. Ainda conforme ele, todas as Medidas Protetivas deferidas pelo Judiciário, são cumpridas de maneira ágil pela BM.

PATRULHA COMUNITÁRIA

O militar também salienta a importância da Patrulha Comunitária, e a relação próxima dela com a comunidade para resolver algumas ocorrências. Segundo ele, sempre se elege uma área com mais vulnerabilidade social para a sua atuação. Em Santa Maria ela está presente na Nova Santa Marta, na zona oeste. No local já foram feitas prisões em flagrante pela colaboração da comunidade.

- As informações aparecem ao natural, diz o militar.

Na avaliação do comandante do 2° Esquadrão do 1º RPMON, Santa Maria tem números que revelam uma cidade segura. O município ocupa o 18º lugar em criminalidade, apesar de ser a quinta mais populosa do Estado, salienta ele.

- Isso se deve ao excelente trabalho, tanto da Brigada Militar como da Polícia Civil, enumera.

Mesmo com o efetivo reduzido, como toda a Brigada Militar, o policial militar informa que houve diminuição de ocorrências no campo. Segundo ele, os números do abigeato reduziram na região, com prisões e animais recuperados. Segundo ele isto é o resultado da eficiência da corporação e também porque as pessoas estão mais em casa, o que inibe a ação dos ladrões.

Outro aspecto salientado pelo Capitão da BM é a sensação de segurança que a população está sentindo. Ele cita para exemplificar a visibilidade dos Postos Estratégicos colocados em três pontos de Santa Maria: em Camobi, na Rótula do Shopping Praça Nova e na Avenida Medianeira.

Viaturas

  •  Maria da Penha - Uma viatura exclusiva e outra de apoio
  •  Patrulha Rural - Uma viatura específica
  •  Patrulha Comunitária - Um veículo leve e uma base móvel comunitária (micro-ônibus)

 Números Gerais

  •  5º lugar em população
  •  18ª em criminalidade

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovem é detida por porte ilegal de arma de fogo na Região Oeste

Após denúncia, irmãos são presos por tráfico de drogas em Santa Maria Próximo

Após denúncia, irmãos são presos por tráfico de drogas em Santa Maria

Polícia/Segurança